Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título EXECUTANDO DE FORMA LÚDICA AÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS PÚBLICAS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
FLÁVIO MAGNO DA SILLVA (Relator)
ANDRESSA MÔNICA GOMES FERNANDES
CINTIA CAPISTRANO TEIXEIRA ROCHA
IZAAC BATISTA DE LIMA
KATARINA MÁRCIA RODRIGUES DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:Partindo da perspectiva de que um acidente seja ele de qualquer natureza, não pode ser previsível, mas sim, evitável, as boas condutas devem ser desenvolvidas no ambiente escolar, a fim de proporciona uma educação em saúde que vise na promoção, prevenção e assistências às possíveis intercorrências no âmbito escolar, como ao seu redor. No espaço escolar, os acidentes são considerados constantes, deixando professores e alunos atentos de como evita-los e proceder para a prestação de primeiros socorros adequados para não causar traumas maiores pela falta de conhecimentos básicos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).Objetivo: Trata-se de um relato de experiência vivenciado no Projeto de Extensão "Promovendo a saúde nas escolas de forma lúdica: Construindo com crianças e adolescentes saberes e prática de primeiros socorros”, promovido pelos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (UFRN/FACISA).Metodologia: Expondo de forma objetiva, compreensiva e lúdica o projeto é desenvolvido para crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade de Santa Cruz-RN. Realizado no período de Março à Novembro de 2013, desenvolvendo ações de APH da forma dinâmica, a fim de atraí-los a atenção com equipamentos de multimídia, teatro encenados pelos palestrantes e alunos e gincanas que visam a melhor adesão ao assunto proposto.Resultados:Diante do exposto, viu-se a grande dificuldade que há na compreensão do APH, deixando-os a mercê de situações que os levem a sofrerem de consequências mais agressivas perante atendimento primário. De maneira equívoca, os alunos não compreendiam as boas práticas de APH, executando ações inadequadas, que com a capacitação, foi incentivada a ligação para Serviço móvel de urgência, deixando bem claro que essas ligações devem ser realizadas em caso de urgência, que vise à possibilidade de morte do indivíduo. Conclusão:A execução do projeto dentro do ambiente escolar torna-se de fundamental importância para a saúde das crianças e adolescentes, no que diz respeito ao atendimento primário de urgência/emergência adequado, possibilitando as mesmas, a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na capacitação diante de situações acidentais na escola ou no próprio convívio familiar.