Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título ESTIMULANDO UM ENVELHECER ATIVO E SAUDÁVEL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autores
SUELLEN CRISTHINE VITAL GUIMARÃES (Relator)
ALEXSANDRO SOARES AMOEDO
ANDRÉA COSTA
FABIOLA MARIA DE NAZARÉ MONTE MAGALHÃES
ANA RAFAELA SOUZA RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará, na Atividade Curricular Atenção Integral à Saúde do Idoso, cursado no 3º semestre, possibilitou aos acadêmicos a vivência pautada na importância dos pilares da Atenção Básica: A educação em saúde. Onde atividades de promoção à saúde foram desenvolvidas com idosos pertencentes ao grupo da terceira idade na Unidade Básica de Saúde. E uma das opções mais apreciável para auxiliar e estimular a autonomia, bem-estar do idoso e um envelhecer ativo e saudável são as ações educativas. OBJETIVO: Apresentar experiências e reflexões sobre a importância da ação educativa dentro das unidades básicas de saúde no que se compreende em uma melhor qualidade de vida do idoso. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. Aonde visou o desenvolvimento de ações educativas por acadêmicos, a um grupo composto por 44 idosos, integrantes do grupo “Celebra Idade”, que se reúnem toda quarta-feira, no auditório da unidade básica de saúde. RESULTADOS: Os acadêmicos abordaram a importância e cuidados da atividade física. Para tanto foram realizadas pesquisas relacionadas às temáticas, para se efetivar uma atividade pautada nos princípios científicos e coerentes com o ciclo de vida idoso. A atividade educativa iniciou com o grupo de acadêmicos saudando e se apresentando ao grupo de idosos. Na ocasião foi dada uma breve introdução da atividade física em idade senil e a importância do acompanhamento de um profissional de saúde e prevenção de agravos em saúde e logo após, acompanhado por um profissional qualificado, foi ensinado de forma prática alguns tipos de alongamentos apropriados a eles, estimulando a participação e interação de todos. Desta forma compreendendo que o enfermeiro não deve se restringir apenas a consultas, mas em atividades educativas, com objetivo de obter a empatia do cliente, para que este possa ser estimulado à compreensão das orientações dadas visando à adesão. E não somente isto, e sim proporcionando ao cliente uma atenção integral e humanizada, uma vez que orientações em grupo favorece a valorização das experiências dos idosos. CONCLUSÃO: As atividades educativas permitem maior interação junto aos idosos para além dos consultórios e de falar com eles não somente sobre doença, mas de promoção à saúde. Através de estratégia capaz de auxiliar no cuidado em saúde na perspectiva de tentar garantir melhor qualidade de vida e saúde através do intermédio da Atenção Básica.