Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título LAVA UMA, LAVA OUTRA MÃO: PROMOÇÃO DA HIGIENIZAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO.REALIZAR ATIVIDADES DIFERENCIADA
Autores
MARIANA SOUZA DE LIMA (Relator)
MARIANA SOUZA DE LIMA
MARTA DIAS CAVALCANTE
JÉSSICA ANTÔNIA NUNES GOMES
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Realizar atividades diferenciadas que possibilitem desenvolver temáticas rotineiras para as crianças permitem uma melhor propagação das orientações de educação. As atividades lúdicas são possíveis mediadores do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que se ampara na intencionalidade, reciprocidade, criatividade e descontração para potencializar esse processo. Essas atividades lúdicas são reveladas de brinquedos, jogos e festas, e acabam por causar sentimento de descontração e prazer aos envolvidos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de quatro pessoas integrantes do projeto Trupe SóRiso, que desenvolveram atividades lúdico-pedagógicas para a promoção da higiene pessoal, focando na lavagem das mãos, com um grupo de crianças, que estudavam em uma escola pública de Santarém (Pará). O tipo de estudo realizado foi exploratório descritivo, de natureza qualitativa, baseado em um relato de experiência, desenvolvido com 53 crianças de ambos os sexos, acima de 5 anos de idade, com diferentes níveis de estudo. Para a promoção da atividade foram utilizados músicas, teatro, balões e vídeos. Ao final do trabalho eram realizadas brincadeiras como formo de verificar o conteúdo repassado. O resultado das atividades mostrou que, a prática lúdica é válida com crianças, uma vez que cria um ambiente diferente para o aprendizado e cria um espaço de descobertas e diálogos. Ao apresentar a peça de teatro era nítido a afeição das crianças para os personagens titulados “Limpinha e Cheirosinha” e a antipatia pelo “Sujinho”, o que demonstra que elas sabem discernir as boas práticas de higiene. Através da brincadeira da Purpurina, onde tocávamos nas crianças com a mão cheia de purpurina para mostrar a fácil transmissão de microorganismo, foi visto que as crianças possuem o conhecimento acerca da necessidade e importância da lavagem das mãos, do banho e da escovação dental, porém não os fazem devido à falta de cobrança dos pais, a ausência de alguns hábitos de higiene dos seus genitores ou ao baixo grau financeiro. Diante do exposto, concluímos que o é uma ferramenta lúdico para a prática educativa, principalmente com crianças. Esta metodologia configura-se como um modelo eficaz para a troca de saberes e facilita o conteúdo a ser repassado. Criança que é educada torna-se multiplicadora do conhecimento. Conhecimento gera responsabilidade social, nós temos o dever de transmiti-lo.