Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS ATUANTES EM ESF
Autores
JÉSSICA SILVA FERNANDES (Relator)
LOURDES MISSIO
RENATA MAGALHÃES ANTERO DA SILVA
SIGRID FONTES
WILIIAN SILVA SERRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução:A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde,no âmbito individual e coletivo,que abrange a promoção e a proteção da saúde.A condição de gestar um filho gera necessidade de adaptação às novas condições e papéis de mãe,pai,avó,e pessoas próximas.Por esta razão,as pessoas envolvidas buscam maneiras de viverem estes momentos de modo a minimizar ansiedades,fantasias e temores manifestos em relação ao processo de nascimento.A gestação é um período de constantes modificações físicas, psicológicas e sociais na vida da mulher grávida e dos que a cercam,em especial o companheiro/futuro pai.O grupo de educação em saúde é utilizado como um recurso para ajudar e assistir as pessoas em suas necessidades.O enfermeiro é um educador por natureza que,ao sistematizar e individualizar o cuidado e voltar-se não somente para a doença, pode exercer influência sobre o estilo de vida das pessoas.Objetivos:Identificar a percepção dos enfermeiros que atuam nas Estratégia de Saúde da Família (ESF)sobre o processo de Educação em Saúde em grupos de gestantes.Identificar,compreender e evidenciar as estratégias,dinâmicas e aspectos relevantes utilizadas por Enfermeiros para o desenvolvimento de grupos de gestantes.Identificar as facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de grupos de gestantes.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e transversal.A pesquisa está sendo realizada nas ESF do município de Dourados/MS,com enfermeiros atuantes.A amostra será definida por conveniência. Os dados serão obtidos por meio de entrevistas com um roteiro semi-estruturado.Resultados:Até o presente momento foram realizadas e transcritas dez entrevistas, mostrando que em muitas unidades ainda não se tornou possível a realização da atividade devido a fatores materiais e sociais, verificando as potencialidades e dificuldades neste processo. Conclusão:A realização de atividade de educação em saúde permite que o conhecimento tanto para o receptor quanto para o emissor seja ampliado e que quando se trata da saúde se torna fundamental a adoção de medidas preventivas, a eficácia e a efetividade da atenção primária/básica estão diretamente associadas à capacidade político-institucional das equipes dirigentes da saúde de organizar o sistema em rede.Da mesma forma é influenciada pela dinâmica de interação/comunicação que se estabelece em cada unidade e em cada uma das equipes de atenção básica.