Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMA: AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO PSICOLÓGICO
Autores
LEONEL LUCAS SMITH DE MESQUITA (Relator)
LUCIANA BATALHA SENA
CLARISSA GALVÃO DA SILVA
NAIR PORTELA SILVA COUTINHO
MARIA LÚCIA HOLANDA LOPES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: O Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde definiu Qualidade de vida como “A percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”¹. É considerado um conceito, subjetivo e multidimensional por envolver vários aspectos da vida humana, tais como: relações sociais, saúde, família, trabalho, meio ambiente, entre outros². OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida dos docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão em relação ao Domínio Psicológico do instrumento WHOQOL - Bref. METODOLOGIA: É um estudo transversal, exploratório e de abordagem quantitativa. Com trinta (30) docentes. Realizada na sede provisória do Departamento de Enfermagem. O instrumento utilizado foi o questionário WHOQOL – Bref, versão em português. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/CEP-HUUFMA com parecer nº 177.563, data da relatoria: 13/12/2012. Obedece às recomendações da Resolução 466/12 do CNS, os docentes assinaram o TCLE construído especificamente para o estudo. A coleta dos dados foi realizada de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013. Os dados dos escores e estatística descritiva do WHOQOL- Bref foi feito através do Microsoft Excel 2007. Os escores foram calculados pela sintaxe WHOQOL- Bref. RESULTADOS: No domínio psicológico, os escores médios são sentido da vida (4,45), auto-estima (4,03), aparência física (4,00), sentimentos negativos (3,97), concentração (3,77) e aproveitar a vida (3,47). Quanto mais tempo a pessoa se dedica ao trabalho, menor é o tempo para atividades pessoais, cuidados com a saúde, lazer, cuidado e dedicação aos filhos, e até afazeres domésticos, dificultam fazer atividades que dão prazer e satisfação pessoal para o docente. Com isto ainda vêem as cobranças tanto pessoais como da família, onde leva a um sentimento de ausência consigo e para com os outros, afetando sua qualidade de vida³. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Confirmando o encontrado no decorrer da pesquisa, onde o excesso de tarefas e compromissos com a escassez de tempo leva os docentes a aproveitar menos a vida, a ter o sono comprometido, dificulta as relações pessoais comprometendo o apoio social, e a leva até a sentimentos negativos.