Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A HEMODIÁLISE PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
Autores
MARGARIDA SANTANA RODRIGUES (Relator)
BRUNO COSTA SILVA
IVONE PEREIRA DA SILVA
PAULO ROBERTO DA SILVA RIBEIRO
VIVIAN APARECIDA MAIA FERREIRA GUIMARÃES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Doença Renal Crônica (DRC) é definida como dano renal e/ou perda progressiva e irreversível da função dos rins, por um período igual ou superior a três meses. A hemodiálise (HD) é uma das modalidades de tratamento utilizadas para substituição da função renal, conferindo assim manutenção da vida do paciente. A educação em saúde é um artifício que promove o conhecimento da realidade, e, consequentemente, autonomia para o cuidado, contribuindo para a adesão ao tratamento. Este trabalho objetivou a promoção do conhecimento sobre a HD para 147 pacientes portadores de DRC em hemodiálise atendidos na Clínica de Nefrologia de Imperatriz – MA, no período de Novembro a Dezembro de 2013. Inicialmente, os indivíduos foram entrevistados por meio de um roteiro de entrevista previamente estruturado a fim de avaliar o perfil sóciodemográfico e a concepção dos pacientes sobre a HD. Estas informações subsidiaram a elaboração e a realização de uma palestra intitulada “Hemodiálise e Diálise Peritoneal”, durante as seções de HD e com duração de 20 minutos. Posteriormente, foi realizado um debate sobre a temática discutida. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, sob parecer 056/2012. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos pacientes é do sexo masculino (59,2%), com idade inferior a 60 anos (65,9%), com ensino fundamental incompleto (49,7%) e com renda mensal de até 2 salários mínimos (82,9%). Quando os pacientes foram indagados sobre o que sabem sobre a HD, a minoria apresentou relatos adequados entretanto incompletos, tais como “É a retirada das substâncias tóxicas”, “Processo de filtrar o sangue” “Pra filtrar o sangue da gente”, “Fazer o processo que o rim não faz”, mas a maioria dos entrevistados apresentou relatos errôneos e/ou distorcidos, tais como “É o movimento dos rins”, “Tirar água dos rins”. Durante a realização da palestra os pacientes expuseram suas dúvidas, tais como “Depois desse tratamento o rim volta ao normal?”, “Quando a máquina tá trabalhando o rim funciona?”. A partir destes resultados verificou-se que os pacientes apresentavam deficiências de conhecimento concernentes à HD e que após as palestras os mesmos puderam esclarecer suas dúvidas quanto a este assunto, o que favorece a adesão ao tratamento hemodialítico. Nota-se a importância do enfermeiro em identificar lacunas de conhecimento e planejar ações educativas que se adaptem à realidade de seus pacientes.