Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM O USO DE PACIENTE-PADRÃO EM SIMULAÇÃO NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO ÉTICA
Autores
WANDA BARBOSA DE ASSIS VIEIRA (Relator)
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
SORAYA MARIA DE MEDEIROS
ERIKA SIMONE GALVÃO PINTO
ANA PAULA GOMES DE ARAÚJO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
A simulação é uma metodologia de ensino que pode permitir, através de cenários simulados, que o discente tenha aproximação prévia com as diversas interfaces dos serviços de saúde. Como ferramenta de construção e execução destes cenários, o docente pode dispor de atores/atrizes, também chamados de pacientes-padrão, principalmente quando a habilidade que se deseja trabalhar relaciona-se a habilidade de comunicação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada a partir do uso de pacientes-padrão no âmbito da construção e execução de cenários de simulação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência em simulações na disciplina de Atenção Integral a Saúde II, da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O uso da ferramenta paciente-padrão permitiu a execução dos cenários planejados, por ser um recurso que dispensa tecnologias dispendiosas em simulação. A possibilidade de construção da comunicação terapêutica, o enaltecimento da percepção dos aspectos mais subjetivos dessa relação e a averiguação de comportamentos que puderam ser trabalhados, antes do contato direto com o paciente real, são aspectos que podem ser destacados a partir dessa vivência. Por ser uma estratégia de ensino que permite o erro, em situações que não são toleradas na prática clínica real, pontua de forma direta os diversos aspectos éticos da dinâmica de ensino e aprendizagem.