Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título SIMULAÇÃO, ÉTICA, BIOÉTICA: UMA REFLEXÃO ACADÊMICA
Autores
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA (Relator)
SORAYA MARIA DE MEDEIROS
MARÍLIA SOUTO DE ARAÚJO
ANA PAULA GOMES ARAÚJO
YURI EDSON FIRMINO DOS SANTOS DIAS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
No contexto contemporâneo, muito se discute sobre os processos de formação em saúde e Enfermagem. O erro humano, segurança do paciente, as novas tecnologias no ensino e saúde são aspectos que tem sido evidenciado e discutido no meio acadêmico com a finalidade de se pensar estratégias que minimizem e ou exclua os impactos dos possíveis danos provenientes de ações e procedimentos técnicos falhos. Além dessas questões, o contato e ou prática de técnicas em pacientes, com o objetivo primário de treinar habilidades, é algo que vem sendo repudiado em diversas escolas de Enfermagem no mundo. Dessa forma, a simulação apresenta-se como uma possibilidade de minimizar e ou eliminar os impactos provenientes aprender fazendo, em clientes, e contemplar as lacunas de estratégias que possibilitem a vivência em cenários que podem ser reproduzidos em espaço controlado. Assim, o trabalho tem por objetivo refletir sobre os bioéticos da estratégia da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem em Enfermagem. A partir de um ensaio reflexivo, discute-se a aplicação dos princípios da autonomia, beneficência, justiça e não maleficência no contexto da vivência em simulações. Neste sentido, reflete-se sobre a contribuição da simulação enquanto instrumento potencialmente transformador da prática formativa em saúde. A simulação permeia as diversas interfaces e princípios da bioética e essa relação pode ser evidenciada no processo de formação e nos contextos assistenciais. A utilização da estratégia é pensada numa perspectiva ética e as suas interfaces com os princípios da bioética permite refletir sobre uma lógica de formação mais complexa e integral.