Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título A LIDERANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Autores
DEBORAH CRISTINA SILVA MAIA (Relator)
WALTER BUIATTI
CONCEIÇÃO DE FÁTIMA PINHEIRO
JULIANA CRISTINA SILVA COSTA
ERCILHANA GONÇALVES BATISTA FREITAS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: Através de uma pesquisa, o presente trabalho nos traz um referencial teórico para as reflexões sobre Liderança que pode ser entendida como o conjunto de relacionamentos interativos ? cada qual com sua relação de hierarquias e influências cognitivas. De acordo com Kuazaqui (2005), líder é aquele indivíduo possuidor de determinadas características, habilidades, qualidades e competências capazes de obter valores e ideais para um lugar comum; cabe a ele conduzir a equipe de talentos rumo à obtenção de objetivos e resultados. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo demonstrar um procedimento metodológico sobre a liderança, utilizando uma pesquisa sobre “A Liderança na Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúdeâ€. METODOLOGIA: Utilizando-se de uma metodologia exploratória foram evidenciadas manifestações que consistem em contextuar liderança para que possamos, enquanto gestores, conhecer o papel do líder nas organizações de saúde, para depois propor atividades que sejam efetivas no dia-a-dia. RESULTADOS: A análise possibilitou o levantamento das características da liderança, observando que o líder é o modelo de princípios éticos e de confiança para a equipe, desenvolve as pessoas para os desafios, aproveita o melhor de cada pessoa e atinge resultados com a equipe num clima de motivação e de comprometimento. Para alcançar o pretendido, as empresas bem sucedidas buscam melhoria constante em seus processos, aperfeiçoamento, relacionamento com uma liderança eficiente, devendo ser um processo contínuo, onde cada líder possa aperfeiçoar a humanização nas organizações de saúde. CONCLUSÃO: Foi possível observar que as organizações dependem totalmente de seus colaboradores. Segundo Hunter (2004), as empresas do mundo inteiro estão mudando suas atitudes no que refere a liderança, pessoas e relacionamentos. Um dos grandes desafios atuais é a formação de líderes para a gestão de pessoas. Os líderes devem ter a capacidade de criar, motivar, treinar, orientar, preparar, informar, manter o trabalho em equipe, visando sempre os objetivos almejados de uma organização.