Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título A TERAPIA LÚDICA E INSTRUMENTALISTA EM CRIANÇAS COM LEUCEMIA: VIVÊNCIAS DE DISCENTES
Autores
MARCOS VINÍCIUS GUSMÃO DA SILVA (Relator)
LÍLIAN DORNELLES SANTANA DE MELO
JOSEIR SATURNINO CRISTINO
ADRIANO DA SILVA MEIRELES
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A leucemia é o câncer que ocorre com maior frequência na infância, e interfere muita das vezes de forma negativa, no desenvolvimento físico-social, emocional e psíquico da criança, em virtude do tratamento agressivo que esses pequenos pacientes são submetidos, influenciando ainda na convivência social e familiar. A terapia musical, lúdica e interativa envolve os pais e familiares nas brincadeiras realizadas, auxiliam a minimizar o estresse gerado em pacientes dentro de unidades hospitalares, buscando trabalhar o raciocínio lógico e motor, a interação conjunta, faz com que as crianças passem a aceitar melhor o tratamento. Objetivo: Identificar a influência da terapia lúdica e instrumentalista na aceitação do tratamento de crianças com leucemia. Justificativa: O Brincar no Hospital, é uma atividade curricular de extensão desenvolvida por acadêmicos de enfermagem da UFAM, com o objetivo de modificar o ambiente hospitalar, tornando-o mais agradável, diante disto, a música é uma ferramenta importante no atendimento ao paciente hospitalizado com doença no sangue e em tratamento quimioterápico, sendo a musicoterapia um instrumento terapêutico que instiga na criança a curiosidade pela música, aliviando o estresse e proporcionado um bem estar emocional. Metodologia: As atividades são desenvolvidas nas enfermarias pediátricas, através da música e das brincadeiras, onde busca-se estimular a criança na melhora de sua autoestima, além de promover a interação entre o paciente e a equipe de saúde, que realiza práticas focando no lado criativo e lúdico da criança com jogos educacionais que utilizam balão, ligas, tinta, brinquedos e a musicoterapia que leva para as enfermarias o violão, violino e pandeiro. Resultados: Na experiência, observa-se que os pacientes e os pais aparentam ficar mais entusiasmados, e a musicoterapia desperta na criança o interesse e a curiosidade no instrumento, aparentando um bem estar físico e emocional que se reflete através da linguagem não verbal. A chegada do grupo nas enfermarias, torna reconfortante e alegre o ambiente hospitalar, por meio das brincadeiras, mesclando-as, para não se tornar rotineiro o brincar. As vivências proporcionam uma visão mais ampla do cuidar, a partir da busca pelo conhecimento científico, estimulando a prática da humanização. O cuidar nos aspectos psicoemocionais possui igual importância que o cuidar físico, pois atende ao princípio da integralidade do SUS, visando assistir o paciente como um todo.