Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NO CUIDAR À CRIANÇA HOSPITALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANA CAROLINA BATISTA GALVÃO BARBOSA LEAL (Relator)
JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
JOÃO VICENTE DE MENESES FILHO
DENISON RAMON CARDOSO MACHADO
CLAUDELÍ MISTURA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
A hospitalização na infância torna-se uma experiência traumática, causada pelo afastamento da criança de sua vida cotidiana, do ambiente familiar, existindo um confronto com a dor e sua limitação física, desenvolvendo sentimentos de culpa, punição e medo da morte. Brincar é uma das atividades mais importantes na vida da criança e é decisivo para seu desenvolvimento motor, emocional, mental e social. É a maneira pela qual ela interage com o meio em que vive e expressa efetivamente seus sentimentos, ansiedades e frustrações. Por meio do brinquedo, a criança transforma-se em investigadora e controladora ativa, adquirindo o domínio da situação ao utilizar a brincadeira e a fantasia. No período de setembro de 2011 a novembro de 2011, no Hospital da Criança de Juazeiro-BA, através da construção de um seminário foram desenvolvidas visitas técnicas a unidade hospitalar e práticas de atividades educativas quinzenais com as crianças hospitalizadas com o uso do brinquedo e a brincadeira para melhor tratamento das patologias; rodas de escuta qualificada com os pais para abordar as dúvidas destes e os temas secundários que os mesmos gostariam que fossem trabalhados e apresentação dos resultados na imprensa local buscando atender esse público tão vulnerável. Neste sentido, este trabalho procurou revelar aspectos importantes em relação ao uso da ludoterapia e aos fatores que estes métodos influenciam nos comportamentos, bem como nos tratamentos dessas crianças. Seus resultados puderam auxiliar nas novas práticas adotadas pelos profissionais que ali atuam e seus familiares, assim como contribuir para a implantação e desenvolvimento de atividades educativas e recreativas na brinquedoteca. Durante a execução do projeto foram realizadas visitas técnicas ao Hospital da Criança onde se discutia sobre a ludoterapia e o brinquedo terapêutico e suas principais dúvidas acerca destes métodos e, através desta traçava-se um planejamento e elaboração das atividades educativas. Diante disso podemos observar uma maior intensificação da relação já estabelecida com os profissionais e familiares e crianças atendidas pela Instituição; vínculo de confiança com os pais para debater as atividades propostas; apropriação de informações/conhecimento acerca da temática pelos discentes participantes do projeto; maior visibilidade das atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto; participação ativa dos familiares em relação ao temas abordados.