Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título CUIDANDO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA COM DOENÇA CRÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
THALYS MAYNNARD COSTA FERREIRA (Relator)
ISABELLE CRISTINA BORBA DA SILVA
EVYLLÂNE MATIAS VELOSO FERREIRA
ÉRIKA LEITE DA SILVA CARDOSO
KENYA DE LIMA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O processo de hospitalização pode provocar na criança, desde desestabilização de suas emoções e comprometimento das relações afetivas, até sofrimentos de origem física, quando há um quadro de doença crônica por vezes as hospitalizações são frequentes, necessitando dos pais e das crianças adaptações e dos profissionais de saúde estratégias para orientar ao binômio como lidar com essas situações. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica enfatizando o processo ensino-aprendizagem por meio do processo de enfermagem no cuidado a uma criança com doença de Wilson e sua família. Metodologia: Estudo descritivo tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência de acadêmicos durante as atividades assistenciais desenvolvidas na Clínica Pediátrica de um Hospital-escola, localizado na cidade de João Pessoa-PB. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital sob o protocolo nº 222/09, CAAE-0052.0.126.000-09. Resultados: A construção da vivência tomou por base o processo de enfermagem ao binômio (criança/família). Para o desenvolvimento desta experiência, foram pontuados três momentos: 1- Apropriação das informações acerca do caso e aproximação da criança/família (A compreensão do quadro clínico da criança foi efetivamente importante para o estabelecimento de prioridades e para facilitar o estabelecimento das relações junto à criança e a sua mãe); 2- implementação dos cuidados de enfermagem (O contexto assistencial demonstra quão complexo é o cuidar em sua essência, e quanto o saber técnico e científico torna-se importante, porém não deve se sobreposto as ações direcionadas as necessidades psicossociais e espirituais); 3- avaliação da assistência prestada (avaliação do fazer/fazendo se deu em uma roda de discussão expondo as situações vivenciadas de modo crítico-reflexivo a respeito de cada estratégia do cuidar implementada junto ao binômio). Conclusão: Diante do exposto, o relato de experiência contribuiu de forma exímia para a construção e expansão do conhecimento acerca do processo do cuidar da criança com doença crônica. Ademais, no processo de formação do enfermeiro é preciso aprofundar as reflexões sobre o processo de cuidar, no intuito de ampla a visão e expandir os horizontes, despertando no aluno a capacidade de aprender a aprender e aprender fazendo.