Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título APRENDI COM A PRÁTICA E CONTINUO APRENDENDO: DISCENTES PROMOVENDO A SAÚDE DA MULHER
Autores
MARIA ANGÉLICA DA SILVA SANTOS (Relator)
JANK LANDY SIMÔA DE ALMEIDA
MILCA CORREIA MARINHO DE ARAÚJO
JESSIANE MARQUES ROCHA
THALITA LISBÔA DE MENEZES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer do colo uterino é o segundo tumor mais frequente na população feminina e é caracterizado por modificações intra-epiteliais progressivas e lentas, podendo evoluir para um processo invasor num período que varia de 10 a 20 anos. Dentre os fatores de risco, destaca-se a infecção pelo HPV, o tabagismo, múltiplos parceiros sexuais e o baixo nível socioeconômico. Por ser uma problemática evidente da saúde pública brasileira evidencia-se a importância de proporcionar aos graduandos de enfermagem experiências pertinentes ao tema. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada na assistência à prevenção do câncer de colo uterino. METODOLOGIA: Estudo empírico-descritivo, exploratório, de relato de experiência vivenciada por graduandas em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande em uma UBSF da cidade de Lagoa Seca - PB, a partir de aulas práticas da disciplina Saúde da Mulher. RELATO: É mister relatar experiências engrandecedoras que inferem qualidade de vida aos assistenciados, e aprendizado a quem realiza o cuidado em saúde; sendo assim, refere-se a prática discente de promoção a saúde da mulher na qual foi oportunizada a vivência de coleta de citologia oncótica, inspeção, palpação e avaliação da vulva, vagina e colo uterino; identificação e busca ativa da população de risco; orientações sobre a prática do sexo seguro, importância da alimentação adequada e fatores de risco associados ao câncer de colo uterino; além de trabalhos educativos de sensibilização da comunidade sobre exames preventivos e sua periodicidade. Acredita-se que esta é uma experiência a ser compartilhada por representar aprimoramento de habilidades no âmbito profissional e oportunizar o processo de cuidar da pessoa no contexto de suas vivências ao longo do ciclo vital. CONCLUSÃO: Ao final das aulas práticas foi possível reconhecer o aprendizado enquanto elemento vinculado a vivência. Percebeu-se pelos docentes que o (a) enfermeiro (a) desenvolve práticas assistenciais importantes para a promoção da saúde da mulher, no contexto de suas vivências, e desenvolve o processo de investigação como instrumento de intervenção de práxis elaborada.