Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
INGRID MORAIS DE FREITAS (Relator)
JESSICA MARIA PALMEIRA DANTAS
GISELE LOPES OLIVEIRA
LUCAS PALMEIRA DANTAS
CAMILA MORAIS DE FREITAS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a partir do ano 2000, vêm incentivando mudanças no nosso país, nas instituições formadoras dos cursos da área da saúde através da implementação de práticas pedagógicas, tentando se aproximar a realidade social, com isso várias ações foram desenvolvidas, como o programa Aprender SUS e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Na pedagogia tradicional o ensino é centrado no professor. Este é autoridade dentro da sala de aula e responsável pelo processo educativo, enquanto o aluno, mero receptor de informações. Diante desta nova pedagogia nasce à metodologia ativa, tendo como princípio teórico a autonomia do discente que Paulo Freire tanto descreveu, um sujeito que procura construir a sua própria história levando em consideração sua cultura, seus saberes acumulados e corresponsável pelo seu processo de aprender; e o professor um mediador, coadjuvante, estimulando um aluno crítico, reflexivo. Só é possível se o docente tiver humildade de reconhecer seus limites. Visto que o estudo objetiva analisar a produção científica que trata as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde. Tratando-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa, que buscou conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação dos Profissionais a partir das bases de dados: LILACS, BDENF e IBECS, considerando o período de 2002 a 2012. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, frente a esses aspectos, diferentes cenários são retratados pela aplicação das metodologias ativas nas pesquisas avaliadas. No entanto, as universidades, tendo o estudante como papel ativo na construção e produção do seu conhecimento, predomina como o espaço para implementação das ações, enquanto que os demais cenários são pouco desenvolvidos. Concluímos que as novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior, procura romper com o modelo tradicional de ensinar por meio das metodologias ativas, quer seja a problematização ou a aprendizagem baseada em problemas, procurando reorganização da teoria e da prática.