Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título PROCESSO DE TRABALHO E O SERVIÇO DE OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO CEARÁ
Autores
SANDRA VALESCA VASCONCELOS FAVA (Relator)
LUCILANE MARIA SALES DA SILVA
ROBERTA MENESES OLIVEIRA
SILVÂNIA MARIA MENDES VASCONCELOS PATROCÍNIO
MÉRCIA MARQUES JUCÁ
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Diante das necessidades explicitadas pela sociedade, criou-se, em 2009, o serviço de Ouvidoria do Conselho de Enfermagem do Ceará, com a função de elevar ao nível do atendimento prestado aos profissionais de enfermagem e à sociedade civil, a preservação e valorização de sua imagem enquanto órgão de classe idôneo e comprometido. O Ouvidor, entre outras ações, recebe denúncias, apura a procedência e busca soluções para reclamações e sugestões; mantém-se informado sobre o funcionamento do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais, para prestar as devidas informações, e trabalha em consonância com a Presidência do Regional, sendo instrumento na busca constante da melhoria da qualidade do atendimento prestado. Objetivo: Relatar a experiência de enfermeira à frente do Serviço de Ouvidoria do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN-CE) no que diz respeito ao processo de trabalho e às principais demandas do serviço. Metodologia: Relato de experiência no período de janeiro de 2009 a dezembro 2013, com consolidado de atividades da Ouvidoria e o processo de trabalho. Resultados: No período de cinco anos foram nomeadas três enfermeiras através de portarias para assumir o Serviço de Ouvidoria do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará. Durante este período, apresentamos o seguinte consolidado: Reclamações: 459, relacionadas ao atendimento no Regional; Dúvidas/informações: 7.240, relativas ao exercício profissional; Elogios: 66; Denúncias: 361; Sugestões: 28; totalizando 8.154 atendimentos no período. A demanda foi recebida pessoalmente, via telefone ou via correio eletrônico e devidamente respondida por um destes meios de comunicação, ou durante o próprio contato, como no caso de dúvidas, ou após o recebimento do retorno dos setores responsáveis, como no caso das averiguações de denúncias realizadas via Setor de Fiscalização. Conclusão: O Serviço de Ouvidoria representa um instrumento de cidadania, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à sociedade, mais eficácia e eficiência e mais controle social. A ouvidoria oferece aos inscritos a oportunidade de participar apresentando sugestões, para melhorar o atendimento prestado. Finalizamos legitimando que a implantação do Serviço de Ouvidora em todos os Regionais dos Conselhos de Enfermagem é condição indispensável para uma entidade cada vez mais parceira de seus inscritos e que este é capaz de desempenhar um forte papel de defesa da sociedade civil como um todo.