Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS DE CUIDADO: VIVÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA MARIA INÁCIA LEAL
Autores
LAIANNE SANTOS BARBOSA DE SOUZA (Relator)
JÉSSICA OLIVEIRA RODRIGUES
LAÍS VASCONCELOS SANTOS
PATRÍCIA LEAL VIANA
ELISABETE OLIVEIRA COLAÇO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer de colo do útero é um importante problema de saúde pública por ter alta incidência e mortalidade. A realização do citopatológico deve ocorrer na própria unidade básica de saúde, a mulher deve ser respeitada e abordada integralmente. OBJETIVO: Relatar a vivência de discentes do curso de enfermagem e psicologia no acompanhamento às consultas para realização da Colpocitologia Oncótica em uma Unidade de Saúde da Família no município de Lagoa Seca-PB. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de vivência, realizado por alunas/os participantes do PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE na USF Maria Inácia Leal. A realização do exame acontece uma vez por semana e as/os discentes participam do acolhimento, das atividades educativas e do momento do exame. RELATO DE EXPERIÊNCIA: No decorrer dos noves meses de participação e inserção no serviço, pudemos vivenciar diferentes fatos, o que contribui com a construção do conhecimento resultante da formação. Ao acompanhar o serviço na USF, verificamos que existe uma grande resistência e o medo da Colpocitologia Oncótica ser realizada por estudantes, evidenciada desde a realização da ficha de atendimento, mas ao realizarmos atividades educativas, onde temos oportunidades de obter troca de saberes com a comunidade, observamos uma maior interação das usuárias conosco, pois varias vezes elogiam as nossas exposições e ressaltam a importância das/os alunas/os terem essas experiências na vida acadêmica para que se tornem boas/bons profissionais e terminam nos deixando participar de todas as partes da realização do exame, ao passo que, vivenciamos também a negação de algumas mulheres na participação de discentes nas diferentes etapas do atendimento. CONCLUSÃO: Através deste estudo, pode-se observar a necessidade e importância da inserção das/os alunas/os dentro da ESF, para que como futuros profissionais possam ter um olhar crítico e tornem-se capazes de promover transformações na realidade a qual se inseriram, tendo um olhar intersetorial para a resolução de problemas e perspectivas de melhorias na atenção à saúde da mulher sob a ótica da promoção da saúde.