Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
LUCIANA BATALHA SENA (Relator)
RAIMUNDO DE ASSUNÇÃO SOUSA NETO
ANA HÉLIA DE LIMA SARDINHA
GEISANGELA SANCHAS MENDES
LIVIA ALESSANDRA GOMES AROUCHA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cultura, política e história da enfermagem no mundo
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O cenário da graduação em Enfermagem vem sendo mudado desde a promulgação do Sistema Único de Saúde, pois este tem como foco a Atenção Primária, aumentando a oferta de empregos na área da enfermagem. Sendo assim, observou-se nos últimos anos um grande número de instituições ofertando o curso de Enfermagem, simultaneamente, cresce a preocupação com a forma que está sendo realizada essa formação. OBJETIVO: Identificar na literatura os desafios na formação do enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa referente a formação do enfermeiro, realizada nas bases de dados BVS, LILACS e Scielo cujos descritores foram educação em enfermagem, educação superior e avaliação educacional. Foram incluídos artigos dos últimos cinco anos. RESULTADOS: Verificou-se na literatura que no curso de Enfermagem ainda há predominância do sexo feminino, sendo que a faixa etária dos ingressos varia entre 18 e 25 anos. O ingresso de estudantes cada vez mais jovens caracteriza-se como um dos desafios para a formação, visto que grande parte ainda não atingiu o grau de maturidade necessário para atuar na saúde, a falta de conhecimento sobre a profissão também é um agravante, a maioria dos ingressos entram no curso devido a facilidade do acesso ao ensino superior, ao aumento do número de vagas e ao desejo de ascensão salarial, portanto muitos não sabem a função do enfermeiro. O déficit de conhecimento prévio do ensino médio e do fundamental também foi identificado como uma dificuldade, além do grande número de cursos no turno noturno o que dificulta o ensino da prática. Outro dado relevante foi o fato de que os professores normalmente estão afastados da assistência, sendo, portanto teóricos, isso atrapalha o processo de ensino-aprendizagem, pois o curso de Enfermagem necessita da conciliação entre a teoria e a prática. A carga horária dos estágios foi verificada como insuficiente para a quantidade de locais que o acadêmico precisa atuar proporcionando assim pouca vivência em campo antes da formação. CONCLUSÃO: Concluiu-se que as características sócio-demográficas dos ingressos estão mudando, sendo necessário verificar mais profundo os desafios que tal mudança oferece para a formação do enfermeiro, verificou-se ainda que dentre os desafios achados na literatura, o que mais interfere na formação do enfermeiro é o ingresso no curso apenas pelo fato de ter uma formação superior, pois ao fim do curso, serão formados profissionais frustrados.