Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título EDUCAR BRINCANDO: A CRECHE COMO AMBIENTE SOCIALIZADOR PARA A CRIANÇA
Autores
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES (Relator)
ANNE GRACE ANDRADE DA CUNHA
ROSELAINE BRUM DA SILVA SOARES
JESSICA CAROLINE MAGALHÃES PEREIRA
ADERLAINE DA SILVA SABINO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A creche surge no cenário atual como um local destinado a cuidar da criança, oferecendo-lhe assistência integral enquanto estes pequenos e exigentes clientes permanecem sob seu cuidado profissional. Este cuidado exige dos cuidadores e educadores infantis, um olhar holístico direcionado ao assistir a criança em todas as suas necessidades inerentes a faixa etária. Neste contexto, a brincadeira desponta neste ambiente como uma ferramenta indispensável, utilizada no processo ensino/aprendizagem, favorecendo à criança experiências da vida diária em forma de brincadeiras, somando a sua rotina familiar e na sociedade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil orienta que a atividade de educar seja realizada vinculado-a ao contexto social utilizando-se de recursos didáticos auxiliem na fixação da aprendizagem. Deste modo, o brinquedo surge como ferramenta facilitadora na arte de ensinar OBJETIVOS: Relatar as experiências vividas no Projeto de Extensão e Assistência à Saúde da Criança na Creche, da Universidade Federal do Amazonas. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo pautado em um relato de experiência, das atividades vivenciadas com acadêmico bolsista e voluntário em um projeto de extensão, do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas ? UFAM, durante as atividades de ensino as crianças da creche, utilização como recurso didático, palestras, brinquedos, cartazes, fantoches, música e brincadeiras infantis. O PIBEX é realizado semanalmente na Creche Casa da Criança. RESULTADOS: Através das atividades realizadas com as crianças na creche filantrópica Casa da Criança, foi possível identificar que a atividade de brincar e a brincadeira é uma ferramenta indispensável no processo de educar e no atendimento para um aprendizado dinâmico e harmonioso das crianças que assistiam as palestras e participavam das brincadeiras ora desenvolvidas para fixação do aprendizado. Deste modo, evidencia-se nos últimos anos um olhar voltado para um aprendizado não mais meramente mecanicista, mas sim, uma busca incessante as potencialidades dos pequenos cidadãos em formação. CONCLUSÃO: Diante deste turbilhão de informações na era globalizada, com exigências de conhecimentos e competências de saber cada vez mais precoce, o uso do brinquedo com as crianças em creche, surge como uma ferramenta indispensável no processo de assistir a criança respeitando-a como ser em formação e com necessidades de brincar.