Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE EM UNIDADES DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
SELENA MARIA DOS SANTOS CAVALCANTI (Relator)
LINIKER SCOLFILD RODRIGUES DA SILVA
NATHÁLIA DA SILVA CORREIA
ELIANA LESSA CORDEIRO
SELENA MARIA DOS SANTOS CAVALCANTI
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A Educação tem como compromisso o crescimento pessoal e profissional, visando à melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido, proporcionando com isso: liberdade, autoestima, autoconhecimento e realização. Quando trata-se de educação, há necessidade de aproximar o grande público, principalmente quando relacionados aos profissionais de saúde. Em virtude das constantes mudanças sofridas na área, é exigida desses uma constante atualização. Existem duas modalidades de educação que estão divididas em: Educação Continuada - que engloba uma visão multiprofissional, baseando-se em temas pré-determinados e atuando nas necessidades do público e da instituição, seguindo fielmente os Programas Anuais de Treinamentos (PATs), e a Educação Permanente: a qual possui como característica uma visão uni profissional, que além dos programas destinados ao PAT, são oferecidos treinamentos e atualizações de acordo com as maiores necessidade específicas de alguns profissionais, sem, necessariamente, conter nos planejamentos anuais, podendo ser oferecido a qualquer momento de acordo com as necessidades do profissional. Objetivos: Analisar a importância dos serviços de educação em unidades de saúde. Metodologia: Para isto, foi necessário um estudo de revisão integrativa, partindo-se da leitura e reflexão das publicações nacionais de 05 (cinco) artigos, dos últimos 05 (cinco) anos, descritos na literatura científica brasileira e disponíveis na íntegra, indexadas na biblioteca virtual em saúde: SCIELO, sendo utilizados os descritores: â??Educação em Saúdeâ?, â??Conhecimentoâ? e â??Centros de Saúdeâ? aplicando o operador boleano AND. Resultados: Diante desses conceitos, a educação torna-se, uma abordagem complementar na formação dos profissionais, auxiliando-os, aproximando-os da realidade social e oferecendo subsídios para que possam atender as necessidades de saúde da população e contribuir para a organização dos serviços com as mudanças necessárias ao atendimento satisfatório. Conclusão: Conclui-se que a educação proporciona uma enorme mudança no que diz respeito aos serviços prestados, pois através de diversas formas de assimilação do conhecimento, o profissional torna-se estimulado a procurar constantemente o aperfeiçoamento com aplicabilidade tanto na área pessoal, como profissional. Partindo-se desse pressuposto, desenvolve-se, o conhecimento destes profissionais, conseguindo alcançar com êxito os objetivos de atender aos seus clientes com eficiência.