Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZADO: MONITORIA ACADÊMICA
Autores
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA (Relator)
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA
MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico, possuindo o monitor um papel importante no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A monitoria fornece subsídios para os alunos desenvolverem uma prática de enfermagem com maior segurança e precisão, e ainda permite o aprimoramento das habilidades teóricas e práticas em salas de aula e no laboratório, onde o aluno aprende manusear instrumentos, executar procedimentos específicos em enfermagem. OBJETIVOS: Descrever a experiência de monitor acadêmico na construção de jogo educativo como tecnologia de ensino e aprendizagem utilizada para realizar revisões das avaliações. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de construção de tecnologia educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem na monitoria acadêmica para estudantes do curso de enfermagem. Foi desenvolvido no Centro Universitário Estácio do Ceará, nas monitorias da disciplina de Sistematização do Cuidar II, oferecida no 2º semestre aos alunos do curso de graduação em enfermagem nos turnos da manhã e tarde. Realizado no período de fevereiro a maio de 2014, no laboratório de semiologia e semiotécnica de enfermagem. RESULTADOS: A necessidade para o desenvolvimento deste recurso educativo surgiu pela evocação dos alunos que frequentavam as monitorias da disciplina Sistematização do Cuidar II, ao explicitarem que a densidade dos conteúdos programático apresentado durante o semestre (posições para o exame físico, pele e fâneros, avaliação nutricional, e estado emocional, necessidades de higiene corporal, exame físico da pele, cabeça e pescoço, curativos e coberturas, oxigenoterapia, aspiração de vias aéreas, banho no leito) tornava a aprendizagem muito complexa e assim mais difícil de assimilar determinados assuntos. CONCLUSÃO: Portanto, a monitoria constitui-se em uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento teórico-prático do aluno, mas não se concretiza como instrumento único e responsável pela qualificação deste. A tecnologia educativa como forma de metodologia, vem com o intuito de facilitar melhor o entendimento teórico-prático do aluno através da didática abordada pelo professor, mas não se concretiza como instrumento único e responsável pela qualificação deste.