Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: UMA FERRAMENTA DE PUBLICIDADE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAZONAS
Autores
MIRIAM SANTOS DA SILVA LOPES (Relator)
MAURÍCIO SANCHES NUNES
THYRSUS CARVALHO LOPES
DAVID LOPES NETO
CLODOALDO ALMEIDA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A comunicação corporativa é ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, funcionando como um elo entre os clientes internos e externos, para a acessibilidade às informações da instituição, órgão ou empresa. Objetivo: relatar a implantação do projeto de comunicação corporativa do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - Coren-AM. Métodos: Relato de experiências de conselheiros regionais e assessoria de comunicação na elaboração e implantação do Projeto de Comunicação Corporativa do Conselho regional de Enfermagem do Amazonas na Gestão 2012-2014. Resultados: Os conselheiros regionais, com base no plano de ação, criaram no novo regimento interno o setor de comunicação, elaboraram o planejamento estratégico da gestão, no qual inseriram a criação do projeto de comunicação corporativa. Para dar seguimento ao projeto, foi criada e contratada a assessoria de comunicação, a qual elaborou o projeto básico de comunicação corporativa para dar publicidade e marketing às ações do conselho regional. O Projeto: está em desenvolvimento com base na análise dos indicadores de desempenho, como: adequação da linguagem e dos meios de comunicação utilizados; documento de perguntas e respostas e suas atualizações; registros de visitas e apresentação de evidências de divulgação da informação como fichas de visita e registro fotográfico; quantidade de materiais informativos distribuídos; apresentação do material gráfico produzido, especificando a quantidade, frequência e destinação; histórico de atualizações cadastrais. O acompanhamento e avaliação dos resultados ao longo de toda a atividade permitirão corrigir, adequar ou modificar, em tempo hábil, as estratégias e ações propostas. O processo de acompanhamento deve incluir o registro dos processos de comunicação com evidências como fotos, filmagens e documentos oficiais do Coren-AM. Conclusão: Conclui-se que a medida adotada de criação do projeto de comunicação corporativa criou e já estreita relacionamentos do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas com os empregados públicos, fornecedores, profissionais de enfermagem e sociedade, utilizando estratégia e meios de fortalecer o sistema cofen/conselhos regionais de enfermagem.