Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título ESTAGIO EXTRACURRICULAR EM UM CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAS GERENCIAIS
Autores
DAVID LOPES NETO (Relator)
SUSIE IMBIRIBA AUGUSTO
MARCELE VILAR LOPES
MIRIAM SANTOS DA SILVA LOPES
CARLA ANDREZA DE MELO COSTA FERREIRA
Modalidade Pôster
Área Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O estagio extracurricular em enfermagem proporciona ao aluno de graduação o desenvolvimento de atividades complementares para a complementação da sua vida acadêmica, com ênfase na ética profissional e no arcabouço legal para o exercício da enfermagem. Entre as funções designadas ao profissional da enfermagem, a gerência tem se tornado um requisito de extrema importância para o exercício da profissão. A experiência dos estudantes de enfermagem na área de gerenciamento tem se restringido às práticas nos ambientes ambulatoriais e hospitalares. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicas de graduação em enfermagem no estagio extracurricular no Departamento de Administração do Coren-AM. METODOLOGIA: Relato de experiência de estagio extracurricular de duas acadêmicas de graduação em enfermagem, desenvolvido numa autarquia pública federal – Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, junto ao Departamento de Administração, no período de agosto de 2012 a junho de 2013. RESULTADO: As atividades das estagiárias foram planejadas com base no Plano Plurianual e Planejamento Estratégico do Coren-AM. As acadêmicas foram supervisionadas pela Administradora e por conselheiros do Coren-AM. Das experiências, relatam que a administração tem como responsabilidade auxiliar a diretoria do Coren-AM por meio dos setores de recursos humanos, compras, almoxarifado, serviços gerais e patrimônio, visando o desenvolvimento das funções administrativas de planejamento, coordenação, controle e de execução. Entre as atividades desenvolvidas como estagiárias, elenca-se: elaboração do calendário anual de funcionamento, acompanhamento dos processos administrativos e licitatórios, a organização de eventos, acompanhamento da construção do plano de cargos e salários, desenvolvimento e atualização de manuais, procedimentos e normas de trabalho, participação na elaboração do planejamento estratégico. Na relação com o corpo social do Coren-Am: conselheiros, empregados públicos e colaboradores, as acadêmicas mantiveram um aprendizado sobre relacionamento interpessoal no trabalho. CONCLUSÃO: a experiência proporcionou conhecer o papel do administrador numa entidade de classe de enfermagem e o modus operandi da administração no auxilio à diretoria do Coren-AM. Quanto a formação das acadêmicas de graduação em enfermagem, seus relatos confirmam a importância de que novos cenários de práticas por meio da inserção de estudantes de enfermagem nas entidades de classe.