Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO HOSPITALAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA (Relator)
JOCELICE DA SILVA CARDOSO
JOYCE BARBOSA DA SILVA SANTOS
LEANDRO FELICIANO NERY DOS SANTOS
VANESSA DOS SANTOS MOREIRA
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Monografia

Resumo
A educação permanente em saúde abrange as atividades de educação em saúde destinadas à ampliação das capacidades dos indivíduos para o autocuidado e as atividades de educação voltadas à formação contínua dos profissionais de saúde, compreende um processo educativo que possibilita o surgimento de um espaço para (re)pensar e (re)fazer no trabalho, mostrando que as instituições de saúde possui papel primordial no desenvolvimento permanente e continuado dos trabalhadores, permitindo dessa forma o bem–estar social. O presente estudo teve como objetivo discutir o papel do Enfermeiro na educação permanente no âmbito hospitalar, buscando identificar as ações da coordenação de enfermagem no âmbito da educação permanente; analisar o papel das intervenções do enfermeiro em relação aos trabalhos efetuados na educação permanente segundo a produção científica brasileira do período de 2000 a 2011. A pesquisa foi realizada através de consultas a artigos e monografias nas bases eletrônicas de dados indexados como Scientifc Eletronic Library Online – SCIELO, Literatura da América Latina e Caribe – LILACS e Biblioteca Cochrane no sítio da Biblioteca Virtual em Saúde – BIREME, abrangendo uma seleção de periódicos no idioma brasileiro. Após a leitura e descrição inicial, os textos foram classificados conforme a convergência dos assuntos abordados. Dentre os artigos e manuais encontrados com a temática relacionada, 30 foram pré-selecionados para possibilitar uma analise sistemática, com resultados satisfatórios devido à clareza e compatibilidade dos conteúdos, ou seja, uma discussão com respaldo científico. Dentre estes, constituiu-se, portanto, 09 artigos sobre a educação em saúde; educação permanente; enfermagem inserida no processo de educação permanente, contemplando melhor o tema em questão, por atender os objetivos do estudo, os demais foram excluídas por não condizer com a temática do estudo. O estudo pode evidenciar que a Educação Permanente para ser fonte de conhecimento e de mudança no ambiente de trabalho, necessita de ferramentas de planejamento e mudanças nas práticas que envolvam a saúde, por parte dos recursos humanos. Para isso é imprescindível que este processo de EP frise a qualidade dos serviços, mediante um processo comprometido com a prática do trabalho, intercalando os processos de trabalho das equipes nas instituições hospitalares, e na conscientização dos compromissos por partes dos envolvidos.