Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÃO DA MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM DA TEORIA A PRÁTICA
Autores
ARTUR RODRIGUES CUNHA (Relator)
SUELY AMORIM DE ARAÚJO
GUSTAVO FERNANDES DOS SANTOS
FERNANDA GOMES DE ALMEIDA
NAYLINE MARTINS PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. A disciplina de Fundamentos de Enfermagem tem como objetivos o desenvolvimento de habilidades técnicas em laboratório, com manejo de instrumentos e a execução de procedimentos específicos em Enfermagem. OBJETIVO: Compartilhar a percepção do aluno e do monitor na monitoria da disciplina de fundamentos de enfermagem. METODOLOGIA: A monitoria de fundamentos de enfermagem aconteceu no decorrer do 2º semestre de 2011, sendo dois dias de prática clínica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, um dia de aula prática no laboratório de semiologia e semiotécnica e um aula teórica. O período de realização de 01/09/2011 à 16/12/11 sendo o monitor colaborador do professor na prática clínica e teórica, orientando os grupos em suas atividades tendo o aluno participação ativa. Este trabalho tem em sua essência o relato de um monitor e alunos que cursaram a disciplina em questão. RESULTADOS: A percepção do monitor e dos alunos é diferente, visto que o primeiro já cursou a matéria e esta apenas revisando-a; já o segundo possuí um diferencial, apresentando disponibilidade em participar de todas as atividades referentes à disciplina, por estar ainda no processo de aprendizagem desta; indo a horários extra-aula para melhorar sua aprendizagem. Esta disciplina é uma das mais importantes para o curso de enfermagem, é nela que o acadêmico aprende e desenvolve as práticas da enfermagem e as aperfeiçoa. A vivência das práticas no hospital é um momento impar para nós acadêmicos, e vivenciar isso de outro ângulo como monitor, traz um crescimento muito grande, pois observamos situações que normalmente quando cursamos a disciplina não prestamos atenção. Exemplo disso é observar quais são os erros que podem acontecer quando o acadêmico não esta preparado para realizar algum procedimento prático, seja por falta de conhecimento teórico, medo ou ansiedade em compartilhar isso com o professor. CONCLUSÃO: Concluímos que a monitoria é entendida tanto pelo monitor quanto pelos alunos como um bom instrumento de complementação e eficaz, agregando conhecimentos em ambos as partes aluno e monitor, mesmo o ângulo de observação sendo diferentes. Também é entendida como um facilitador entre professor e aluno que fica as vezes recuado em expor suas opiniões e dúvidas.