Na última década as Universidades vêm passando por um processo de mudança na formação dos profissionais. Na área da saúde coletiva, a interdisciplinaridade entra como exigência, uma vez que o processo saúde-doença envolve as relações sociais, as expressões emocionais e afetivas, epidemiológicas dentre outras. Embora existam dificuldades em exercer a interdisciplinaridade na área da saúde, há possibilidades desta ser efetivada no processo de formação em saúde, bem como no cotidiano do processo de trabalho dos profissionais. A Universidade Federal da Paraíba – UFPB diante das mudanças dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação em saúde, preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas em 2001, busca a partir das reformulações dos referidos Projetos Pedagógicos, a adequação necessária para definição de um perfil profissional do egresso, com competências e habilidades para o trabalho interdisciplinar no SUS. Neste contexto, o ERIP-SUS se apresenta como um componente curricular obrigatório que integra estudantes dos diferentes cursos da saúde, em um processo de formação para o trabalho em equipe na perspectiva da interdisciplinaridade. O presente estudo objetiva analisar experiências vivenciadas pelos graduandos dos cursos da área da saúde durante a realização do ERIP-SUS em municípios das Paraíba, mediante o processo interdisciplinar desenvolvido entre os mesmos na prestação de seus serviços à comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Centro de Ciências da Saúde, tendo como amostra seis alunos estagiários que participaram do ERIP-SUS, vinculados aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia. Para realizar a coleta de dados dos materiais, foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados a partir do conteúdo das falas dos sujeitos, utilizando-se a técnica de análise de Discurso do Sujeito Coletivo segundo Lefèvre. Os resultados evidenciaram que os graduandos pesquisados reconhecem o ERIP-SUS como um espaço de formação profissional, que contribui significativamente para a interdisciplinaridade da equipe no trabalho em saúde, constituindo-se assim, como uma estratégia que qualifica o cuidado na atenção à saúde da população nas comunidades. |