Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO REGIONAL IINTERPROFISSIONAL NO SUS (ERIP- SUS): CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
Autores
GIOVANNA CARVALHO MARTINS (Relator)
JOSÉ DA PAZ OLIVEIRA AVARENGA
ANDRÉA BRUNO MEIRA
LIZZANDRA VARELA DA COSTA
HUMBERTO HUGO NUNES DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Monografia

Resumo
Na última década as Universidades vêm passando por um processo de mudança na formação dos profissionais. Na área da saúde coletiva, a interdisciplinaridade entra como exigência, uma vez que o processo saúde-doença envolve as relações sociais, as expressões emocionais e afetivas, epidemiológicas dentre outras. Embora existam dificuldades em exercer a interdisciplinaridade na área da saúde, há possibilidades desta ser efetivada no processo de formação em saúde, bem como no cotidiano do processo de trabalho dos profissionais. A Universidade Federal da Paraíba – UFPB diante das mudanças dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação em saúde, preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas em 2001, busca a partir das reformulações dos referidos Projetos Pedagógicos, a adequação necessária para definição de um perfil profissional do egresso, com competências e habilidades para o trabalho interdisciplinar no SUS. Neste contexto, o ERIP-SUS se apresenta como um componente curricular obrigatório que integra estudantes dos diferentes cursos da saúde, em um processo de formação para o trabalho em equipe na perspectiva da interdisciplinaridade. O presente estudo objetiva analisar experiências vivenciadas pelos graduandos dos cursos da área da saúde durante a realização do ERIP-SUS em municípios das Paraíba, mediante o processo interdisciplinar desenvolvido entre os mesmos na prestação de seus serviços à comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Centro de Ciências da Saúde, tendo como amostra seis alunos estagiários que participaram do ERIP-SUS, vinculados aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia. Para realizar a coleta de dados dos materiais, foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados a partir do conteúdo das falas dos sujeitos, utilizando-se a técnica de análise de Discurso do Sujeito Coletivo segundo Lefèvre. Os resultados evidenciaram que os graduandos pesquisados reconhecem o ERIP-SUS como um espaço de formação profissional, que contribui significativamente para a interdisciplinaridade da equipe no trabalho em saúde, constituindo-se assim, como uma estratégia que qualifica o cuidado na atenção à saúde da população nas comunidades.