Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título O OLHAR DO GRAUDANDO DE ENFERMAGEM FRENTE AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DO INTERIOR
Autores
JANDSON SILVA DE ARAUJO (Relator)
EMANUELA MÁRCIA DE FREITAS VIEIRA
CARLA LUCILA ANDRADE CINTRA
ANDERSON REIS DE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa de grande importância para a saúde pública mundial, de transmissão respiratória, que demandam de um cuidado e atenção redobrada além de um tratamento adequado. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência do graduando de Enfermagem frente ao tratamento da tuberculose em um Centro de Referência no interior da Bahia Ttrata-se de um relato de experiência sobre o olhar de graduandos de enfermagem frente ao tratamento da tuberculose em um centro de referência no interior da Bahia, extraídos das vivências de graduandos do 7° período do Curso de Enfermagem da Faculdade Nobre de Feira de Santana, Bahia, durante o estágio da disciplina Saúde do Adulto e Idoso I, no período de abril a junho de 2013, a partir das atividades e práticas desenvolvidas durante o período de estágio. Notamos que há nas práticas profissionais uma fragilidade na atenção, no acolhimento e responsabilização, os pacientes observados em prática apresentavam um quadro de tuberculose acompanhado de demais problemas de saúde que não eram levantando pela equipe ou pelo profissional de enfermagem, uma vez que o centro não contempla as ações de integralidade e olhar mais ampliado do conceito de saúde, havendo um completo descompasso entre as às demandas trazidas por eles e a garantia da resolubilidade, várias são as questões que impedem o setor de desenvolver uma atenção integral aos sujeitos, seja pela desestruturação física, tecnologia ultrapassada, déficit de profissional, ausência de capacitação profissional, educação permanente em serviço e motivação, no entanto os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm contribuído para dinamizar a qualidade da assistência, por meio de estratégias de educação em saúde, que acolhe, interage e envolve os mais diferentes sujeitos que por muitas vezes tem a resistência em aderir e continuar o tratamento devido a questões que estão expostas e aparentes no serviço, além da real preconceito existente com a doença. Conclui-se que este trabalho torna-se relevante por permitir alargar os conhecimentos na área acerca do cuidado ao paciente com tuberculose, relatar a experiência dos graduandos na compreensão dos sujeitos sobre problemas de saúde e ter um olhar holístico voltado ao mesmo. Por meio desta iniciativa é possível construir e fortalecer ainda mais a qualidade da assistência e produzir ciência em prol da saúde da comunidade.