Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: O OLHAR DO DOCENTE
Autores
GEORGIA MONTENEGRO AGRA MARQUES (Relator)
ANDERSON REIS DE SOUSA
SEBASTIÃO TEIXEIRA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
A supervisão tem como principal objetivo elevar a qualidade dos serviços prestados e contribuir para o aperfeiçoamento do discente, visando à promoção da saúde, melhor recuperação do paciente e bom funcionamento do estabelecimento de saúde. Este estudo tem por objetivo relatar experiência do ensino na disciplina Estágio Supervisionado II de uma Faculdade de Enfermagem em Feira de Santana/BA.Ttrata-se de um relato de experiência sobre a supervisão de Enfermagem no olhar do docente, realizado em um Hospital de Grande Porte na cidade de Feira de Santana/BA, extraídos do cotidiano profissional e das vivências durante as práticas da disciplina Estágio Supervisionado II da graduação em Enfermagem durante o ano de 2012. O Estágio Supervisionado II constitui-se numa etapa de consecução e aprimoramento de habilidades e conhecimentos essenciais ao exercício profissional, sendo a última etapa avaliativa do discente na busca pela obtenção do título de bacharel em Enfermagem. É é nessa ocasião que o discente entra em contato com situações reais de vida, desenvolvendo críticas e capacidades para deliberação de ações coerentes, efetivas, evitando danos ou agravos aos pacientes que irão ser assistidos, dentre as atividades desenvolvidas estão às educativas, gerenciais e assistenciais, instrumentalizadas pelo processo do cuidar sistematizado, possibilitando sempre ao discente vivenciar de modo articulado todas as etapas a qual terá que passar, após o resgate das atividades práticas que foram oportunizadas durante o Estágio Supervisionado II, foi observável a integração entre o ensino/aprendizagem dos discentes, favorecendo a troca de experiências entre eles, como também a aproximação e execução dos procedimentos imprescindíveis na formação enquanto acadêmicos de enfermagem. É relevante destacar o valor dessa experiência para a vida docente, visto que promove uma relação dinâmica entre ambos, ampliando os conhecimentos vivenciados no campo de prática, por meio das atividades, pesquisas, estudos realizados pelos discentes, torna-se possível formar profissionais críticos, a ponto de qualificar ainda mais a formação do supervisor. Diante do que foi relatado conclui-se que este trabalho torna-se relevante por permitir alargar os conhecimentos na área de formação do graduando de Enfermagem, incentivar a realização e o aprimoramento do ensino/aprendizagem, contribuindo com a qualidade dos dados gerados para a ampliação de trabalhos que atentem para esta problemática.