Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PARA UM PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO NA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL ESCOLA
Autores
RAYHANNA QUEIROZ DE OLIVEIRA (Relator)
CAROLINA ROCHA SOUZA
DEBORAH RAYANNE ROSENO DE JESUS
RAFAELA BARBOSA MACIEL
MAYARA MUNIZ DIAS RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, auto-imune sistêmica, se caracteriza por acometer múltiplos órgãos e apresentar alterações da resposta imunológica, com presença de auto-anticorpos dirigidos contra proteínas do próprio organismo. De etiologia desconhecida, o desenvolvimento da doença esta associado à predisposição genética e aos fatores ambientais como luz ultravioleta e alguns medicamentos. É uma doença pouco frequente que acomete principalmente mulheres jovens, afetando 10 a 12 vezes mais mulher em relação ao homem e, é mais frequente entre os 20 a 45 anos, com maior incidência próximo aos 30 anos. Objetivo: Construir os principais diagnósticos de enfermagem para um paciente com lúpus eritematoso hospitalizado na clínica médica de um hospital escola, tendo como base a North American Nursing Diagnosis Association. Metodologia: A experiência foi vivenciada durante as atividades teórico-práticas da disciplina Enfermagem na Atenção ao Adulto e Idoso II do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, durante o mês de fevereiro de 2013. Resultados: Associando os sintomas desta patologia com o quadro apresentado pelo paciente, registrou-se os seguintes achados: asa de borboleta, artralgia, edema, dor ao movimento, rigidez matinal, fadiga e febre. Diante da situação em que a cliente se encontrava, traçaram-se os diagnósticos: dor aguda relacionada a lúpus eritematoso sistêmico, evidenciado por relato verbal de dor; risco de infecção relacionada a defesas primárias inadequadas, destruição de tecidos e doença crônica; e riscos de quedas relacionada à dificuldade na marcha. Após foi implementado intervenções como, posicionar a paciente da melhor forma, estimular verbalização da dor, quantificar intensidade da dor; conscientizar a paciente quanto ao risco de infecção; ensinar as formas para evitar infecção (boa higiene corporal, lavagem de mãos adequada); orientar a paciente e familiar quanto aos risco de queda e quanto a necessidade de um acompanhante para auxilio. Na avaliação foi percebido alcance dos resultados esperados, mostrando que a sistematização da assistência de enfermagem é ferramenta valiosa na assistência. Conclusão: Observa-se que a construção de diagnósticos de enfermagem melhora a capacidade de reflexão do profissional enfermeiro oferecendo maior cientificidade a sua prática diária e acarretando um cuidado aperfeiçoado ao cliente.