Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE TRAUMAS EM ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS
Autores
ITALO ARAO PEREIRA RIBEIRO (Relator)
ANA PAULA BRITO RODRIGUES
DÊISY CARVALHO DE MENESES
ISAC RODRIGUES LOIOLA NETO
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Os acidentes de trânsito e a violência constituem um problema de saúde pública no mundo contemporâneo. O crescimento da morbimortalidade, devido à violência no trânsito, já é considerado uma epidemia, por conta da extensão e das consequências para o indivíduo, a família e a sociedade. Dentre os diferentes tipos de acidente de trânsito, é evidente o aumento daqueles envolvendo motociclistas, principalmente devido a maior exposição do usuário nas vias públicas. Objetivo: levantar produções científicas nacionais da enfermagem sobre os traumas sofridos nos acidentes motociclísticos, identificando o perfil dos acidentados. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa. A temática acidente motociclístico foi levantada nas publicações nacionais dos últimos cinco anos através de busca eletrônica, sendo realizada no banco de dados www.scielo.br, utilizando os descritores: Acidentes de Trânsito; Motocicletas; Serviços Médicos de Emergência. Resultados: O usuário de moto é incontestavelmente mais vulnerável comparando-se a usuários de outros veículos, como consequência, há ocorrência de vítimas politraumatizadas. Os membros inferiores/pelve são mais lesados em acidentes com motocicleta, seguida das lesões na cabeça e pescoço, sendo o traumatismo cranioencefálico a principal causa de morte nas vítimas de trauma. Em estudo realizado na capital piauiense identificou-se como lesões mais frequentes os ferimentos seguidos de fraturas, de hematomas cerebrais e de traumatismos cranioencefálicos. Todavia é necessário salientar que embora existam lesões com número de casos menores em relação às anteriormente citadas, como os esmagamentos, as amputações e as lesões medulares, são de grande destaque devido à gravidade das sequelas que provocam aos acidentados. Conclusões: Os principais atingidos são jovens do sexo masculino. Uma faixa etária economicamente ativa, assim atingindo o social e econômico da nossa população, além do psicológico, por toda a situação e possíveis sequelas. A educação é uma estratégia importante para prevenção de acidentes motociclísticos, através da informação é possível trazer a população uma reflexão sobre suas ações e riscos. Reforçar o uso do capacete, respeito as sinalizações e velocidades permitidas, uso de equipamentos de seguranças e a não ingestão de álcool e drogas. E assim, manter um compromisso a favor da vida e saúde.