Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MAYARA MUNIZ PEIXOTO RODRIGUES (Relator)
CRISTIANE ANDRADE DA SILVA
DEBORAH RAYANNE ROSENO DE JESUS
LAYSA BIANCA GOMES DE LIMA
RAYHANNA QUEIROZ DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica que afeta 20% da população mundial adulta, constitui o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, e possui elevado custo médico social acometendo pessoas em plena fase produtiva da vida. O indivíduo que sofre desse agravo apresenta transformações expressivas em sua vida, nas esferas psicológica, familiar, social e econômica1. A prevenção e o tratamento da HAS envolvem ensinamentos para introduzir novos hábitos de vida. Um profissional envolvido com essa temática é o enfermeiro que desenvolve suas ações individualmente através da Consulta de Enfermagem2. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por estagiários do Serviço Social do Comércio – SESC durante atividades de educação em saúde com o público do Parque Aquático no referido serviço. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo acerca de uma experiência vivenciada durante as atividades de estágio extracurricular na Unidade Campestre do SESC Gravatá, localizada no bairro Valentina Figueiredo em João Pessoa – Paraíba no período de fevereiro a junho de 2013 com os usuários do serviço que frequentam a unidade para o lazer e distração durante os finais de semana. RESULTADOS: Foram realizadas atividades educativas quinzenais alternando as estagiárias que as colocavam em prática, utilizando-se de pôsteres lúdicos abordando as formas de prevenção para hipertensão, relacionadas à alimentação, ao estresse, uso correto de medicação, pratica de atividade física, prática do amor ao próximo, uso do cigarro, manutenção do peso ideal, controle e verificação periódica da pressão arterial, além do cumprimento de orientações da equipe de saúde. Utilizaram-se panfletos que eram entregues como forma de reforço das informações repassadas; rádio-prevenção como forma de alcançar a totalidade do público do parque aquático dando dicas de uma vida saudável e alertando sobre fatores de risco; e verificação da pressão arterial. As atividades com os usuários foram bastante esclarecedoras, pois se repassava medidas de prevenção e os usuários podiam tirar suas dúvidas a respeito da doença. CONCLUSÃO: A educação em saúde enquanto estratégia de prevenção é de grande importância para a saúde dos sujeitos. Percebeu-se que o profissional da saúde deve tornar o paciente como participante do seu processo saúde-doença e fazê-lo perceber ser capaz de modificar não só sua condição futura de saúde, mas também sua posição diante da sociedade.