Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DO VER-SUS/BRASIL NA REALIDADE DO MOVIMENTO SEM TERRA (MST)
Autores
PALOMA GABRIELLE DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE SILVA (Relator)
CAIO CÉSAR LIRA CAVALCANTI
MICHELE ADILZA DA SILVA ANDRADE
PAOLA FRASSINETTE DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE SILVA
SANDRELLI MERIDIANA DE FÁTIMA R. DOS S. MEDEIROS
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O VER-SUS/Brasil é um projeto elaborado pelo Ministério da Saúde, junto ao Movimento Estudantil e outras executivas nacionais. Cujo intuito é trazer aos estudantes universitários uma vivência multiprofissional, inserindo-os na situação de saúde local, neste caso o Movimento Sem Terra (MST); e buscando a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, os universitários percorrem de 15 a 20 dias de vivência e estágio prático, no qual dedicam uma parte do tempo do projeto às visitas aos assentamentos. No local da prática, os estudantes recebem o acolhimento da população-alvo, e passam a ser inseridos numa situação social nunca antes vivida. OBJETIVO: Conhecer a problemática da situação de saúde na qual vivem os integrantes dos assentamentos sem terra e propor estratégias para o Ministério da Saúde solucionar os problemas identificados. METODOLOGIA: Se dá através da interação entre a população sem-terra e o acadêmico. Assim os problemas são identificados, analisados e discutidos, utilizando ferramentas como: atividades em grupo, apresentações, danças, passeios, brincadeiras. Todas essas práticas servem para aproximar a população local dos universitários, prezando pela boa convivência e integração, a fim de obter bons resultados que modifiquem positivamente a realidade de vida. RESULTADOS: Após conhecerem uma parte da realidade de vida dos assentamentos sem terra e ter a experiência de sentir como é a rotina de vida deste povo, os universitários voltam para o alojamento montado para abrigar os mesmos durante os dias do projeto. Nesta ocasião, discussões e questionamentos são realizados, onde cada estudante expõe seu ponto de vista acerca do conhecimento obtido in loco, para todo o grande grupo. Com isso, iniciam-se o registro de informações do conteúdo abordado em forma de relatórios, que ao final, serão enviados de forma on-line ao Ministério da Saúde, na tentativa de apontar as deficiências da assistência em saúde do local; a fim de serem solucionadas por instâncias maiores. CONCLUSÃO: Sendo assim, a viabilidade de projetos como o VER-SUS/Brasil, modifica a realidade atual do Sistema Único de Saúde, quando o mesmo foge da real situação sanitária em que vive a população brasileira de áreas vulneráveis. Dessa forma, tais projetos incentivam os alunos a terem um olhar crítico às condições do país, fazendo com que os mesmos lutem para conquistar uma melhor qualidade de vida para todos.