Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título ULTRAPASSANDO OS MUROS DA UNIVERSIDADE PELOS BRAÇOS DA SAÚDE E CIDADANIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
PAULA CAMILA DE OLIVEIRA MACIEL (Relator)
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
STELLA CRISANTO PONTES
KARENINE BORGES DOS SANTOS
LINAIANNE DOS SANTOS MARREIRO
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Para uma melhor formação do profissional não basta apenas à interiorização dos conteúdos teóricos, é necessária a experiência na prática desta teoria. É baseado nisso que a disciplina Saúde e Cidadania atua. Os alunos são inseridos nos espaços extramuros, permitindo que possam experimentar logo no início da graduação a vivência do curso escolhido, e assim posicionar-se como verdadeiros atuantes, direta ou indiretamente; tendo sempre em mente a importância da valorização da interdisciplinaridade, aprendendo a respeitar e a atuar junto a equipe multiprofissional, para que haja a promoção da saúde. O objetivo da disciplina é estimular os estudantes do curso de enfermagem a aprender e conhecer a realidade social; possibilitando uma troca de benefícios, onde os discentes colocam em prática o que aprenderam na academia e a sociedade desfruta de uma oportunidade de conhecimento, aprendizado e assistência. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por alunas do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/UFRN, durante o desenvolvimento da disciplina Saúde e Cidadania articulada com o projeto de extensão “Educação, Saúde e Cidadania: um despertar para a realidade”, na cidade de Santa Cruz-RN, cuja prática pedagógica consistia na abordagem problematizadora, onde o estudante, para desenvolver suas atividades, precisava seguir o Método do Arco, isto é, observação da realidade, identificação de pontos-chave, teorização do problema, formulação de hipóteses de solução e aplicação à realidade. A disciplina e o projeto buscam propor soluções aos problemas existentes na sociedade que por ventura estejam ou venham dificultar a promoção da saúde na localidade. No entanto, a solução de muitos dos problemas encontrados foge ao nosso domínio por motivos políticos e gerenciais. Propomos uma melhor forma de resolver o que está ao nosso alcance e promover ao máximo a busca aos direitos à saúde. Sendo assim, as acadêmicas aprenderam a desenvolver um olhar mais crítico e holístico das situações vivenciadas, podendo dessa forma desenvolverem atividades que beneficiaram a comunidade e enriquecerem seus conhecimentos.