Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título DISCUTINDO A SEXUALIDADE JOVIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA ISABEL SILVA GUILHERME BRITO (Relator)
RENATA BORGES DE VASCONCELOS
AVERLÂNDIO WALLYSSON SOARES DA COSTA
MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES DA COSTA
SAMUEL AUGUSTO MORAIS DAMASCENA
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
(Introdução) A escola se caracteriza por um espaço que forma cidadãos capazes de exercer sua cidadania e autonomia, por meio do direito dado aos jovens de trilharem seus próprios caminhos, os quais levam à escolha da opção sexual, dando oportunidade de vivenciarem uma sexualidade livre de medos; vergonha; culpa; discriminação e doenças. O ambiente escolar tem a finalidade, nesse sentido, de capacitar os jovens para a vivência de uma sexualidade saudável, onde deve ser encorajada a discussão de temas que envolvam a sexualidade individual e coletiva. (Objetivo) Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem em uma escola pública quanto o desenvolvimento de atividades direcionadas para a educação sexual de jovens. (Métodos) Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado por discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN juntamente com adolescentes de ambos os sexos, em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN/Brasil, utilizando-se como recursos: aulas expositivas e oficinas. (Resultados) As práticas de educação em saúde não correspondem a reais necessidades sentidas pelos alunos e apoio pedagógico; Os professores não se sentem a vontade para debater com naturalidade e neutralidade a temática sexualidade; As práticas sexuais precoces entre os jovens devido à modernização da sociedade acarretam diversos problemas, como gravidez indesejada e DST/AIDS. (Conclusão) A vivência com os alunos na escola proporcionou ações educativas com efeitos positivos, uma vez que os alunos participaram das atividades propostas mostrando interesse pelo tema trabalhado. E bom desempenho nas atividades propostas em virtude de terem demonstrado compreensão sobre os aspectos da construção da sexualidade e da identidade de gênero.