Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ENFERMAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Autores
ESTER ALMEIDA MIRANDA (Relator)
MIRTHIS SENTO SÉ PIMENTEL MAGALHÃES
EDUARDO ALVES DA SILVA
LAÍS GUIMARÃES SOUZA
MARIANA AZEVEDO COSTA
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O suporte básico de vida (SBV) define-se como a primeira abordagem feita às vítimas abrangendo a desobstrução das vias aéreas, ventilação e circulação artificial. Essa abordagem também poderá ser feita por leigos capacitados e informados, através desses conhecimentos adquiridos os riscos de complicações para as vítimas poderão ser minimizados e/ou mesmo eliminados. O mais importante seria ter este conhecimento inserido nas escolas de ensino fundamental e médio com alunos e funcionários através da Enfermagem tendo em vista a preparação deste público para atuar em momento de risco iminente de vida. OBJETIVO: Esse trabalho tem como objetivo em demonstrar a importância da educação em SBV nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, em conjunto com alunos e funcionários, no município do Nordeste Brasileiro. METODOLOGIA: É um relato de experiência de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória no qual foi observado através de conversas e discussões realizadas por discentes de enfermagem com alunos e funcionários das escolas públicas em um município do Nordeste Brasileiro. RESULTADO: Alguns alunos e funcionários relataram que sabem o que é e/ou acham necessário conhecer as medidas de SBV, muitos deles acreditam que seja importante ensinar primeiros socorros nas escolas e já presenciaram fatos que necessitassem de atendimento rápido e preciso. Por fim a grande maioria julgou importante o conhecimento em SBV nas escolas para o seu cotidiano. CONCLUSÃO: Nessas discussões podemos perceber que tanto alunos como funcionários concordam com a necessidade de ter um conhecimento com a Enfermagem sobre SBV durante sua permanência nas escolas no qual esse aprendizado seria levado para situações de risco iminente de vida tanto dentro como fora da instituição.