Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título ANALISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE AVALIAÇÃO AUDITIVA NEONATAL PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
JULIANA BARBOSA AIRES (Relator)
ISABELA YASMIN DOS SANTOS FARIAS
CAMILA PADILHA BARBOSA
RAFAELLA SATVA DE MELO LOPES GUEDES
SILVANA MARIA SOBRAL GRIZ
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral. A privação deste sentido pode ter como consequências o atraso no desenvolvimento de linguagem, problemas sócio-emocionais e escolares, sendo ideal que a triagem auditiva neonatal seja realizada até o primeiro mês de vida, o diagnóstico até o terceiro mês de vida e a reabilitação antes do sexto mês de vida. Neste contexto é importante a intervenção de uma equipe multidisciplinar visando minimizar tais consequências. Inserido nesta equipe, destaca-se os enfermeiros que devem vivenciar essa temática desde a graduação. OBJETIVOS: Comparar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem antes e após ações educativas sobre avaliação, diagnóstico e intervenção auditiva infantil. MÉTODOS: Participaram 30 acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública que cursavam o 6º período. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e responderam a um questionário semiestruturado com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos em relação à saúde auditiva infantil antes e após as ações educativas. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos número 02662312.0.0000.5208. RESULTADOS: Em relação a idade ideal para a realização da triagem auditiva neonatal no pré-teste, (n=21, 70%) disseram que era até o primeiro mês de vida e no pós-teste essa afirmação foi de (n=27, 90%). Em relação a idade ideal para realizar o diagnóstico da perda auditiva (n=5, 16,7) afirmaram ser até o terceiro mês de vida e no pós teste houve mudança significativa para (n= 21, 70% ). Em relação a idade ideal para realizar intervenção e reabilitação auditiva, no pré teste (n=6, 20%) disseram que seria antes do sexto mês de vida e no pós-teste esse conhecimento elevou-se para (n=22, 73,3%). CONCLUSÕES: Os resultados desse estudo demonstraram que as ações educativas foram efetivas, porém há necessidade de ampliar o conteúdo sobre saúde auditiva infantil nas disciplinas que envolvem a saúde da criança na graduação em enfermagem. Esses resultados justificam o fato de serem desenvolvidas ações educativas continuadas entre profissionais de saúde para fornecer apoio as famílias que tanto necessitam de suporte e esclarecimentos.