Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NO CONTEXTO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CAROLINE DOS SANTOS PEREIRA (Relator)
FABIOLA ALVES GOMES
KARLA FERNANDA GOMES
MARILUCI CAMARGO FERREIRA DA SILVA CANDIDO
LUCIANA ASSI DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - SAÚDE visa propiciar a integração entre instituições de ensino superior e os serviços de saúde na formação de recursos humanos para a atuação no SUS, priorizando a qualificação da atenção básica à saúde. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência dos alunos do PET – saúde junto ao CAPS no período de outubro de 2012 a fevereiro de 2013. A vivência do acadêmico o leva a conviver diretamente com o objeto da reforma psiquiátrica: atenção integral ao portador de sofrimento psíquico em atendimento à Lei 10.216/2001. Destacam-se algumas atividades, tais como: atividades de psicoeducação com temas diversos; realização de oficinas terapêuticas no CAPS e na comunidade; controle de glicemia e pressão arterial. Foi possível perceber alterações do nível glicêmico acima dos parâmetros normais dos usuários com diabetes, bem como houve alterações quanto aos valores da PA em menor número. Foi observado o relato do consumo simultâneo de medicação e bebidas alcóolicas, possivelmente, prejudicando a adesão do tratamento e sua eficácia. Diante disso, evidencia-se a importância da atenção integral aos portadores de transtorno mental, ou seja, essas pessoas precisam ser atendidas em seus aspectos psicológicos, físicos ou biológicos. Sabe-se que o usuário do serviço de saúde mental é suscetível a apresentar comorbidades envolvendo o transtorno mental, o diabetes e a HA. Isso ocorre em decorrência dos prejuízos da capacidade de autocuidado e do enfoque dos profissionais e da família no seu processo de saúde-doença mental. Conclui-se que o PET pode proporcionar uma vivência enriquecedora colaborando para o desenvolvimento de um olhar crítico diante das perspectivas lançadas nos serviços de saúde, em especial o CAPS II.