Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIAS DE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA UNIDADE HOSPITALAR
Autores
VANESSA TORRES DOS SANTOS (Relator)
DAÍSY VIEIRA DE ARAÚJO
IZAAC BATISTA DE LIMA
RAKELIANNY MINELY MACEDO SILVA
ROSÂNGELA BATISTA DINIZ
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Entende-se por estágio curricular aquele definido no Projeto Pedagógico do Curso e indispensável para integralização curricular, realizado sob supervisão docente busca fortalecer os conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo dos componentes ofertados ao Curso de Enfermagem, bem como as habilidades e competências requeridas ao futuro enfermeiro. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem, do 5º período, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi na realização do estágio curricular em uma unidade hospitalar no interior do estado do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: O estágio ocorreu no Hospital Regional Aluízio Bezerra, sob supervisão docente, situado no município de Santa Cruz/RN, no período de 30 de maio a 3 de junho, dada a existência de mais sete outros campos de prática. Os cuidados de Enfermagem aplicados correspondiam àqueles apreendidos no componente de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem (SSE). RESULTADOS: No transcurso do estágio os discentes tiveram oportunidade de observar, desenvolver e aprimorar os conteúdos e as técnicas estudados em sala de aula e no Laboratório de Habilidades relativos a SSE. Realizaram verificação de sinais vitais, administração de medicamentos por vias endovenosa, intramuscular e oral, diluição e homogeneização de medicamentos, abertura de ampola e frasco-ampola e aspiração do conteúdo, instalação e gotejamento de soro, nebulização, breve exame físico, utilização correta dos equipamentos de proteção individual e o mais importante, tiveram o primeiro contato com o paciente. CONCLUSÃO: A vivência contribuiu fortemente para um melhor entendimento dos conhecimentos ensinados em SSE, melhorando, também, a destreza, a agilidade, a atenção, o relacionamento interpessoal com a equipe de saúde do serviço e com o paciente/família, características indispensáveis ao enfermeiro. Outrossim, mostrou a importância do estágio curricular para fortalecer o processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem.