Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DOS HIPERTENSOS SOBRE O ATENDIMENTO RECEBIDO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÃO LUÍS - MA
Autores
TÂNIA PAVAO OLIVEIRA ROCHA (Relator)
BENEZOETE RODRIGUES DA SILVA
DARCI RAMOS FERNANDES
JERUSA EMÍDIA ROXO ABREU
EULÁLIA CRISTINA COSTA E COSTA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O crescente interesse pela satisfação do usuário, no setor saúde, teve início na década de 70. Esse tema vem ganhando cada vez mais importância por ser considerado um componente importante na qualidade do cuidado, bem como provedor de informações confiáveis e adequadas sobre a opinião do público em relação aos serviços oferecidos, permitindo o aprimoramento dos mesmos. Sendo assim, a percepção do usuário sobre a prática da Estratégia Saúde da Família é de extrema importância, uma vez que sua avaliação favorece a humanização do serviço, além de constituir um instrumento de se verificar, na prática, a resposta da comunidade à oferta do serviço de saúde, como também permitir a adequação do mesmo às expectativas da comunidade adscrita. Objetivo: Determinar a percepção dos usuários hipertensos quanto ao atendimento recebido nas unidades básicas de saúde do município de São Luís - MA. Metodologia: Trata-se de um estudo o transversal, descritivo e analítico. A pesquisa foi realizada nas unidades que possuem implantadas a Estratégia Saúde da Família do município de São Luís - MA. Após aplicação do cálculo amostral a amostra resultou em 502 pacientes, no período de janeiro a outubro de 2012. A fase de coleta de dados foi precedida de aprovação do projeto de pesquisa, pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário. Resultados: Dos 502 usuários entrevistados da UBS, a grande maioria dos usuários entrevistados 70,92% (356) informou ser atendido pelo médico e pelo enfermeiro. Ao serem questionados de como classificam o atendimento destes profissionais 53,78% (270) classificou como bom. Quanto ao recebimento dos medicamentos usados no tratamento 47,01% (236) informou que recebe todos os medicamentos. Quanto ao grau de satisfação em relação às informações sobre o funcionamento do serviço 62,55 % (314) referiu estar satisfeito. 88,9% (143) sentem-se acolhidos pela equipe; 90% (145) sentem-se satisfeito com o respeito dado pela equipe de saúde. Quanto à confiança no trabalho da equipe 88,9% (143) referiu está muito satisfeito. 88,4% (139) informaram está satisfeito com o conforto na unidade. Sobre a satisfação quanto a sair com dúvida após a consulta e com a própria consulta, 87,5% (141) e 90,7% (146) classificou como satisfeito, respectivamente. Conclusão. Em geral os usuários afirmaram estar satisfeitos quanto ao atendimento recebido nas unidades básicas de saúde.