Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título INSERÇÃO DA BIOIMAGEM NA FORMAÇÃO CURRICULAR DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UMA NECESSIDADE ATUAL
Autores
JOSÉ WANDERLITO BRAGA DO NASCIMENTO (Relator)
ANDERSON REIS DE SOUSA
MICHELLE TEIXEIRA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
A bioimagem é parte da ciência que estuda a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações. A enfermagem nos últimos anos passou a vivenciar as aplicações da bioimagem como método investigação e diagnósticos das doenças, relatar a experiência da inserção da radiologia na formação curricular do profissional de Enfermagem, trata-se de um relato de experiência sobre a inserção da radiologia na formação curricular do profissional de Enfermagem, extraídos do cotidiano de acadêmico e das vivências durante as práticas e estágios do curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade Nobre de Feira de Santana Bahia, na condição de acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem, tenho percebido que os profissionais da Enfermagem que atuam nos serviços que compõem o corpo hospitalar não tem um conhecimento aprofundado sobre as leituras das imagens radiográficas no seu aspecto clínico, bem como os critérios para solicitação, preparo do paciente, na identificação das patologias e na diferenciação de uma imagem radiológica defeituosa ou de má qualidade, a uma carência notória na graduação do curso, pois as matrizes curriculares não dispõem de uma disciplina específica para esta área, o que torna a disciplina de exames complementares superficiais e fragmentada, faz-se necessário salientar que esta área de atuação é de extrema relevância para formação do enfermeiro, uma vez que este é o primeiro profissional a ter contato e permanência direta com o paciente, a existência da bioimagem no curso de graduação em Enfermagem deverá qualificar e instrumentalizar ainda mais os profissionais, dando embasamento técnico-científico e conferindo a possibilidade de trabalhar nos centros de diagnóstico por imagem, padrões internacionais indicam metas para o serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e o enfermeiro tem papel essencial para o alcance dessas metas, no entanto esta abordagem tem sido tardia no processo de formação do enfermeiro, o que torna o profissional distante desta área de atuação, podendo fragilizar a prática profissional e a assistência de saúde de maneira especializada, este estudo tem a finalidade de conseguir sensibilizar gestores, docentes e pesquisadores da comunidade científica de Enfermagem a direcionar os olhares para esta área de importância na formação acadêmica, bem como estimular os mesmos a inserir a Radiologia como corpo de disciplina no curso de graduação.