Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autores
PAMELA COSTA DUARTE (Relator)
JOSÉ CLÁUDIO GARCIA LIRA NETO
ROSILENE DA SILVA PEREIRA
TÁYNNA JANAYNA RIBEIRO CARNEIRO
ROBERTO WAGNER JÚNIOR FREIRE DE FREITAS
Modalidade Pôster
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) é, indiscutivelmente, um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Muitas críticas são lançadas à gestão do SUS, indicando ser esse o ponto crucial para suas falhas e sua incapacidade de assistir plenamente toda a clientela. Entretanto, o que não se pode esquecer é que para haver uma eficiência na sua execução, o SUS necessita além de uma boa gestão, de trabalhadores de saúde proficientes em sua área e o que se pode observar muitas vezes, é o despreparo técnico, científico e político de alguns desses trabalhadores. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de estudantes universitários sobre vivências no âmbito do SUS. Trata-se de um relato de experiência sobre a participação de estudantes de enfermagem em uma Vivência-Estágio na Realidade do SUS (VER-SUS), ofertado pelo Ministério da Saúde. O estágio ocorreu no mês de Julho de 2012, na cidade de Parnaíba-PI, contando com a participação de 40 acadêmicos de diversos cursos da área da saúde. Durante toda a vivência, os alunos se depararam com os mais distintos cenários e realidades da saúde brasileira, perpassando pela atenção primária, secundária e terciária, além de sua gestão. Os acadêmicos da área da saúde não saem totalmente preparados para entender o SUS em toda a sua amplitude. O contato direto com a gestão do sistema e um contato interdisciplinar com acadêmicos de outros cursos da área da saúde se faz necessário, uma vez que vem a contribuir para uma formação mais adequada. As barreiras entre as universidades e a inserção do estudante em todos os âmbitos do SUS, não havendo um real conhecimento da realidade do mesmo, gera um distanciamento na promoção de debates e reflexões práticas voltadas a conhecimentos e ação de saúde da população. Possibilitar a aprendizagem, a produção de conhecimento e a experimentação desses espaços de saúde, passando por percepções distintas, construções e agregações de valores, estabelecendo relações e vínculos, bem como o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a educação permanente transformam estágios como o VER-SUS em caráter individual e essencial, dificilmente aplicável na academia, gerando oportunidade única de uma formação contemplada por aspectos singulares jamais vistos nas universidades.