Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PRÁTICA DO SABER ATRAVÉS DA MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
NAYANA SOARES CUNHA (Relator)
ROSILENE DA SILVA PEREIRA
JOELITA DE ALENCAR FONSECA SANTOS
MYCHELANGELA DE ASSIS BRITO
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A monitoria acadêmica funciona como um programa pedagógico pelo qual discentes, previamente orientados, auxiliam alunos no esclarecimento de conteúdos ministrados pelos docentes. O aluno monitor participa de todo o processo de organização e desenvolvimento da disciplina, o que propicia o seu empoderamento de conhecimento, organização e gestão em assuntos didático-pedagógicos. Objetivou-se neste trabalho relatar a experiência do exercício de uma monitoria de graduação, enfatizando a importância desta ferramenta de ensino na formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação em enfermagem. Trata-se de um relato de experiência do exercício da monitoria da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem I no ano de 2013. A disciplina é ofertada no 4º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Para aplicação de uma monitoria mais eficaz, elaborou-se um cronograma e um quadro de horários pré-estabelecidos de acordo com o ementário da disciplina respeitando os horários disponíveis dos discentes orientados. O desenvolvimento da monitoria se procedeu através do acompanhamento e orientação dos alunos pelo monitor, para tal, realizaram-se aulas práticas que estavam de acordo com os conteúdos teóricos. A monitoria auxiliou os alunos assistidos na aquisição de habilidades técnicas em laboratório, no conhecimento acerca das formas corretas de manusear instrumentos e executar procedimentos de enfermagem. Ao monitor, trouxe uma capacidade reflexiva e uma visão mais ampla da disciplina. Como dificuldade, cita-se a pequena demanda de alunos interessados pela monitoria, o que serve de entrave para a ampliação e qualificação da mesma. A monitoria facilita o aprendizado desses discentes, além de cooperar na conquista da autoconfiança e segurança pelos mesmos. Conclui-se que vivenciar a monitoria é muito gratificante, pois o monitor, junto com o professor, age como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. A agilidade e iniciativa na tomada de decisão também são fatores "chave" para o sucesso no desenvolvimento das tarefas de monitoria.