Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO ALUNO-MONITOR NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CÉLIA RÉGIS FERREIRA DA SILVA (Relator)
BRUNO FELIPE NOVAES DE SOUZA
CAMILLA MARQUES LUZ SILVA
CARLA ADRIANA DA SILVA GOUVEIA
UIRASSÚ TUPINAMBÁ SILVA LIMA
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica constitui-se de uma modalidade de ensino-aprendizagem proposta por uma Instituição de Ensino Superior (IES) para discentes interessados em desenvolver habilidades técnicas e autonomia em determinada disciplina. Está prevista na Lei Nº 66.315/70 e, dentre suas finalidades, é oportuno ressaltar a contribuição no processo de aprendizagem dos monitorados a partir da identificação precoce das dificuldades expostas e a capacitação pedagógica útil para um futuro exercício da docência. Objetivo: Relatar a experiência de três acadêmicos de enfermagem de uma IES do Município de Maceió - AL, na execução de suas atividades de monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica Aplicada à Enfermagem, matéria na qual se aplica os conhecimentos científicos adquiridos por meio da efetivação das técnicas de assistência de enfermagem. Metodologia: As atividades foram realizadas no Laboratório de Habilidades de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac através de três maneiras: a primeira consistia no acompanhamento dos monitores aos docentes nas aulas práticas ministradas no período vespertino, duas vezes por semana; a segunda era baseada nas orientações fornecidas nas aulas de revisão, que acontecia duas vezes por semana e contava apenas com a presença dos monitores no laboratório; a terceira atividade fomentava a prática da educação continuada dos alunos-monitores, já que tinha fundamento em estudos de assuntos pertinentes às técnicas de enfermagem, baseados nas dúvidas ou maiores dificuldades encontradas no campo teórico dessas técnicas. Dentre as principais tarefas executadas, pode-se mencionar a correção de atividades práticas, auxílio na preparação de materiais das aulas, esclarecimento de dúvidas aos alunos assistidos, suporte na retirada e guarda dos materiais, manutenção do laboratório e atualização dos protocolos operacionais padrões de prática. Resultados: O cargo de monitor e suas atribuições proporcionaram benefícios a nível pessoal e profissional, a partir do melhor desempenho alcançado em outras atividades acadêmicas, aprofundamento na disciplina em questão, habilidade em planejar e executar aulas, capacidade de argumentação, domínio de grupo e encorajamento para a docência universitária. Conclusão: A importância da monitoria está ligada tanto a contribuição oferecida aos alunos monitorados como na troca de conhecimento entre orientador e monitor, propiciando uma formação acadêmica mais ampla.