Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título OS PRIMEIROS SOCORROS DIANTE DE SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ESCOLA
Autores
JOKASTA NICOLY DE ARAUJO SANTOS (Relator)
JOICE DA SILVA SOARES
CRISTIANE DA SILVA RAMOS MARINHO
Modalidade Pôster
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A escolar é um ambiente onde convive um significativo número de pessoas que desenvolvem as mais diversas atividades o que propicia acidentes, sendo necessário que professores e alunos aprendam como agir nas situações de urgência e emergência que mais acontecem nas escolas, e saibam evitar a ocorrência das mesmas. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por alunas do 4º período do curso de graduação em Enfermagem durante uma intervenção do projeto de extensão - Situações de Urgência e Emergência na Escola: ensinando condutas práticas em uma escola pública do município de Santa Cruz – RN. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência construído a partir da participação no projeto no período de fevereiro a maio de 2013. RESULTADOS: Foram desenvolvidas atividades quinzenais com o grupo de discentes e docentes do projeto, objetivando a capacitação discente para a intervenção na escola. Em seguida, foi realizado um planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola. Dentre as ações realizou-se encenação e parodia abordando os primeiros socorros diante das situações de urgência e emergência, cujo público alvo foi composto por discentes, docentes e demais funcionários da escola. Além disso, foi realizadas aferições de pressão arterial e glicemia capilar nos docentes e demais funcionários da escola, enfatizando a importância de controle desses níveis. CONCLUSÃO: A experiência foi gratificante pois, ao mesmo tempo que contribuiu para facilitar a apreensão do conhecimento sobre a atuação em situações de urgência por discentes do curso de enfermagem, também oportunizou a disseminação dessas informações para todos os membros da comunidade acadêmica de uma escola pública do município de Santa Cruz/RN.