Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA EM COMUNIDADE CARENTE NA CAPITAL CEARENSE
Autores
ANA GABRIELA GLADSTONE COSTA (Relator)
MAYANNE SANTOS FROTA
PRISCILA NASCIMENTO DA SILVA RODRIGUES
FRANCISCO ANTONIO DA CRUZ MENDONÇA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
O processo saúde-doença relacionado com a pobreza local enfatiza a problemática de pessoas que vivem em condições sanitárias inadequadas. Os moradores desta comunidade têm como principal fonte de renda a coleta de materiais recicláveis de onde obtém o seu próprio sustento e de suas famílias. Outros são beneficiários do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para erradicação da extrema pobreza. Esses moradores sentem-se isolados do mundo por viverem em extrema pobreza, sem qualidade de vida e sem os seus direitos universais assegurados. Diante deste contexto objetivou-se registrar e reforçar o conceito de saúde-doença como um conjunto de abrangência biológica, psicológica, ambiental, social, cultural, individual e comunitário, como também relatar a percepção do acadêmico de enfermagem acerca do processo saúde-doença, sensibilizando assim o público discente e docente quanto à importância de atuar no serviço de saúde pública. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante visitas a comunidade do Pau Fininho, Fortaleza- CE. As visitas foram supervisionadas por uma preceptora de estágio e dividiram-se em duas etapas: a primeira teve como objetivo conhecer a comunidade, suas áreas e particularidades; na segunda etapa realizamos visitas as famílias da comunidade com o intuito de conhecer os aspectos sócio- econômicos e a saúde das famílias. Com essa experiência pudemos compreender o processo de saúde- doença como parte da análise de situação de saúde considerando o conceito ampliado de saúde. Esta experiência foi de grandiosa importância para formação do acadêmico de enfermagem que pôde vivenciar o contexto comunitário para a compreensão e intervenção no processo saúde-doença.