Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título FORMANDO UM ENFERMEIRO COMPLETO: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Autores
ANTONIO MENDES CORREIA JÚNIOR (Relator)
ARTHUR BENTO DE MENESES
ALLAN BATISTA SILVA
MARIA DO SOCORRO MELO
RAILA NATASHA DE MELO PEREIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Nas universidades, os vários programas oferecidos pelas próprias instituições têm por finalidade fomentar um aluno em excelência, diferenciado, na medida em que, aliam o Ensino a Pesquisa e a Extensão. Mais especificamente na área da saúde, estimulados pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, os estudantes têm a sua inserção na comunidade já a partir dos primeiros semestres da graduação. Este estudo tem como objetivo relatar a vivência e importância de um aluno do curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Campina Grande-PB, estar inserido em programas extracurriculares que visam um aperfeiçoamento da sua graduação. Trata-se de um relato de experiência acerca do olhar de um discente de Enfermagem inserido num Programa de Educação Tutorial - PET. Para embasamento teórico científico do estudo foram utilizados 2 artigos, eleitos pelos DeCS “Ensino”; “Pesquisa”; “Enfermagem”; triados a partir do limite (Aluno), idioma (português), assunto principal (Programas Institucionais) e tempo de publicação (2007 a 2013). Selecionaram-se textos completos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde, permitindo a discussão analítico-descritiva da experiência. Não foi necessária submissão do estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa devido a sua natureza. São notórias as contribuições do PET para a vida acadêmica e para o futuro profissional de um discente. As experiências vivenciadas podem ser traduzidas de duas formas. A primeira é a elevação do seu conhecimento científico a partir do desenvolvimento de projetos e aprendizagem atribuída aos cursos oferecidos pelo próprio programa, que visam moldar o discente, favorecendo uma formação integral. Estes cursos permeiam todos os processos metodológicos, como o fomento de projetos, uso da língua estrangeira e desenvolvimento das relações interpessoais. A segunda forma se baseia na inserção do petiano na comunidade, seja como pesquisador, seja como extensionista, e é nesse campo de atuação que o futuro profissional molda o seu caráter frente às várias realidades distintas encontradas. O futuro enfermeiro irá se deparar com a multiplicidade de atributos da comunidade e terá que apresentar, além do alicerce acadêmico, o saber popular como característica. Esse saber, diferentemente do científico, só poder ser absorvido a partir do contato com a população, identificando carências e contornando-as, visando o bem-estar do público-alvo das ações.