Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título O BRINCAR COMO INSTRUMENTO TERAPEUTICO NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MICHELLY DE JESUS SOUZA (Relator)
FLÁVIA SILVA DE SOUSA RODRIGUES
MARILZA HELENA RODRIGUES VIANA
LISABELLE CARLA QUEVEDO GOMES
KELVIN CHRISTIAN CAMPOS DA CRUZ
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A hospitalização para a criança pode trazer muito prejuízos para o seu desenvolvimento cognitivo, psicológico, físico e emocional, devido a mudanças na rotina, ao afastamento da família, quebra da rotina, ansiedade, conflitos, medo e sensação de morte. OBJETIVO: Relatar minhas vivencias e experiências através da realização de atividades lúdicas com crianças hospitalizadas no período de 2012 à 2013. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem da Universidade de Cuiabá-UNIC, voluntária do projeto Anjos da Enfermagem: educação em saúde através do lúdico, Núcleo Mato Grosso, realizado na pediatria do Hospital Geral Universitário em Cuiabá-MT, as visitas hospitalares acontecem semanalmente, no período de 2012 à 2013. Nas visitas, me caracterizo, usando jaleco personalizado, chapéu unico, desenvolvo atividades lúdicas utilizando a brinquedoteca móvel, fazendo com que as crianças envolvidas esqueçam o medo da hospitalização. RESULTADOS: Em março de 2012 teve inicio a implementação do projeto Anjos da Enfermagem em Cuiabá-MT, com a realização das atividades lúdicas no Hospital Geral Universitário, englobando o seu significado de desmistificar o mundo infantil durante a hospitalização.Embora tenha havido critérios rígidos para o ingresso nesse grupo, procurou priorizar-se as pessoas que expressassem interesses em atividades lúdicas. Para mim essa experiência foi muito satisfatória, tive oportunidade de vivenciar um outro lado do cuidado até então desconhecido. CONCLUSÃO: A experiência tem mostrado grande avanço no que diz respeito ao cuidado á criança,percebendo que a terapia lúdica proporciona momentos de distração fazendo com que a criança se sinta inserida novamente no seu próprio contexto, favorecendo assim um melhor contato com sua família e toda equipe multidisciplinar que participa do cuidado. Nesse sentido me confronto com meus próprios medos e frustrações, me fazendo refletir o verdadeiro significado do projeto na vida das crianças hospitalizadas e de maneira individual para mim. Desta forma verifica-se que o lúdico visualiza os critérios para uma aprendizagem efetiva, chamando atenção para a intencionalidade e reciprocidade no qual seu significado pode ser discutido por todos os participantes e o conhecimento gerado possa ser transportado para campo da realidade, fazendo com que a criança crie seu mundo imaginário, que desde sua internação foi o seu refúgio.