Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título FATORES INTERVENIENTES NA ADESÃO AS ENTIDADES DE CLASSE SOB A ÓTICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autores
RAISSA BOCHAT SANCHO LOPES (Relator)
CAROLINA GALDINO AMORIM
ISABELA BARBOSA
FERNANDA DE CARVALHO DANTAS
CLAUDIA DE CARVALHO DANTAS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
Trata-se de uma pesquisa que investigou o seguinte objeto:fatores intervenientes na adesão de profissionais às entidades de classe sob a ótica de docentes do magistério superior, de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Justifica-se pela relevância do tema, uma vez que as entidades de classe desenvolvem um importante papel de conscientização e fiscalização, valorizando o profissional, zelando pela ética e a defesa dos profissionais. Outra justificativa consiste na escassez literária face às pesquisas na área em questão e pela necessidade de uma maior adesão e união dos envolvidos em prol de suas entidades de representação social. Isto posto, emergiram as seguintes questões norteadoras: qual a importância atribuída a uma entidade de classe por docentes do magistério superior? Quais fatores facilitam e dificultam na adesão dos profissionais às suas entidades de classe? Esta pesquisa proporciona contribuições para o âmbito do ensino, pesquisa e assistência, em especial pela oportunidade de refletir acerca da importância de uma entidade de classe sob a ótica docente. Objetivos: analisar a importância de uma entidade de classe sob a ótica de docentes de uma instituição de ensino superior; e discutir os fatores intervenientes na adesão dos profissionais às suas entidades de classe. Foram 34 sujeitos entrevistados, sendo questionados sobre a importância de uma entidade de classe, fatores que contribuem para adesão profissional a uma entidade de classe e fatores que contribuem para a não adesão. Tendo em vista os resultados obtidos com a pesquisa, entende-se que os docentes necessitam de maior esclarecimento e sensibilização acerca do papel das entidades de classe, bem como a necessidade de estabelecer estratégias visando maior divulgação do papel das mesmas considerando os fatores emergidos que predispõe a não adesão.