Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título SALA DE ESPERA SOBRE PREPARO DA MAMA E AMAMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
Autores
SANNI MORAES DE OLIVEIRA (Relator)
ELOISA LORENZO DE AZEVEDO GHERSEL
ANNA KAROLYNA DO NASCIMENTO VERÍSSIMO
ANA CAROLINE CARNEIRO LOPES
ALBERIZA VÉRAS DE ALBUQUERQUE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O aleitamento materno é a mais sábia conduta natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. Amamentar envolve interação profunda entre mãe e filho, que repercute no crescimento, no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, além de contribuir com a saúde física e psíquica da mãe. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por extensionistas do Curso de Enfermagem da UFPB no projeto de extensão: ?Promoção de Saúde para Gestantes e Mães Atendidas no Hospital Universitário Lauro Wanderley-UFPB?. Objetiva-se orientar gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação e, sobretudo, os cuidados necessários com as mamas, a fim de incentivar e obter êxito no processo de aleitamento. METODOLOGIA: O projeto é multidisciplinar, integrado por sete professores e 36 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina e Nutrição. Ocorre de maio a dezembro de 2013. Os alunos são divididos em grupos e diferentes horários, promovem rodas de conversas com gestantes e puérperas enquanto aguardam atendimento médico na sala de espera de pré-natal e puericultura. São abordados diversos temas. O embasamento teórico utilizado consistiu em revisão de literatura online (SciELO) e literatura impressa. RESULTADOS: O tema escolhido por este grupo foi a importância da amamentação e o preparo das mamas. Através de álbum ilustrativo e linguagem adaptada a este público observou-se que é possível favorecer a produção do conhecimento sobre aleitamento materno, posicionamento adequado para a pega e a desconstrução de mitos. Realiza-se ações educativas, onde são transmitidas orientações sobre o preparo das mamas durante a gestação e no puerpério para favorecer a amamentação. A população demonstra grande interesse sobre o assunto, são ávidas por informações, perguntam e relatam suas vivências. CONCLUSÃO: Esta prática se mostra de grande relevância para nós acadêmicas, uma vez que proporciona a troca conhecimentos, de experiências e esclarecimento das dúvidas, pois como futuros profissionais, seremos responsáveis por educação em saúde. Esperamos contribuir com a disseminação de informações relevantes, transformando e reconstruindo saberes, através da identificação das necessidades de cada paciente assistido, dentro de um coletivo singular.