Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título ENSINO X SERVIÇOS DE SAÚDE: MELHORIAS NA ASSISTÊNCIA PRESTADA NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
JAMILE SANTANA BORGES (Relator)
ELISABETE OLIVEIRA COLAÇO
FERNANDA LAISY PEREIRA DE SOUSA
RAILA NATASHA DE MELO BEZERRA
MIKAEL LIMA BRASIL
Modalidade Comunicação coordenada
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) em articulação com o Programa de Educação do Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), contemplam os cursos de graduação em saúde, tendo como meta a integração ensino/serviço/comunidade assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase nas Redes de serviço à saúde. Estes programas visam o desenvolvimento e a formação de grupos de aprendizagem tutoriais em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Inseridos no Pró-Saúde/Pet-Saúde, na linha de ação Rede Cegonha, os discentes das instituições de ensino contribuem para oferta de uma assistência adequada, fundamentada nos princípios da humanização, buscando garantir os direitos das mulheres em período reprodutivo, recém-nascidos e crianças até 2 anos, à uma assistência de qualidade. OBJETIVO: Refletir as mudanças ocorridas em 4 UBSF do município de Lagoa Seca após a implementação do programa Pró-saúde/PET-Saúde. METODOLOGIA: Relato de experiência com análise critica de cunho descritivo e reflexivo, com abordagem qualitativa, sobre as mudanças ocorridas nas Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF) do município de Lagoa Seca- PB, vinculadas ao Pró-saúde/PET-Saúde, no período de setembro de 2012 a junho de 2013. RESULTADOS: A participação dos discentes nas atividades das UBSF, como atendimento e consulta de enfermagem, realização de atividades educativas, visita domiciliar e puerperal, planejamento reprodutivo, vem contribuindo de maneira gradativa para melhorias na assistência prestada a comunidade, levando aos profissionais o acesso à educação permanente em saúde enfatizando a importância na integração entre o serviço/ensino/comunidade. CONCLUSÃO: A viabilidade do programa dentro da Atenção Básica se revela como uma aprendizagem baseada na experiência enriquecedora na prática de discentes do curso de Enfermagem que encontram a chance de oportunizar o conhecimento teórico e, embasado em princípios científicos, efetivar o aprendizado curricular no âmbito da Saúde Coletiva com foco na atenção à Saúde da Mulher. Conceitos de acolhimento e humanização contribuem para o enfrentamento da realidade local, a qual a/o discente está inserido, permitindo a/o mesma/o construir multiplicadores de conhecimento através da educação em saúde, como também simplificar o atendimento nas unidades fomentando a resolutividade do sistema de saúde.