Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PROMOVENDO SAÚDE E CIDADANIA NOS ESPAÇOS EXTRAMUROS ATRAVÉS DE RODAS DE CONVERSA
Autores
PAULA CAMILA DE OLIVEIRA MACIEL (Relator)
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
STELLA CRISANTO PONTES
KARENINE BORGES DOS SANTOS
LINAIANNE DOS SANTOS MARREIRO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A atenção à saúde tem sofrido fortes mudanças com o surgimento do SUS. No entanto, alguns dos seus princípios, como a universalidade, integralidade e equidade não tem sido implementados na grande parte dos serviços de saúde, trazendo um amplo prejuízo aos usuários. Isso implica na necessidade de incorporá-los a prática assistencial, buscando transformar essa realidade que diverge das conquistas legais. Diante disto, existe a necessidade de trabalhar a consciência política dos usuários do SUS frente aos seus direitos e deveres. Este trabalho tem como objetivo relatar a vivência de graduandos de enfermagem quanto ao exercício da cidadania e desenvolvimento da consciência política dos atores sociais a partir da discussão sobre o direito à saúde nos espaços extramuros universitários. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o desenvolvimento do projeto de ações associadas intitulado ?Saúde e Cidadania: Interfaces entre pesquisa, ensino e extensão?. As atividades foram desenvolvidas de acordo com o pensamento Freireano, que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As práticas pedagógicas foram realizadas no período de abril a junho de 2013, nas unidades de saúde da Estratégia Saúde da Família do município de Santa Cruz-RN. Nesse sentido, foram desenvolvidas rodas de conversa, as quais foram conduzidas pelos acadêmicos sob a orientação de um professor. Foi trabalhada com a comunidade a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, a qual se coloca como um dispositivo para o cidadão conhecer seus direitos e deveres em prol de um sistema de saúde mais resolutivo e eficaz. Durante as práticas pedagógicas, pode-se observar o desconhecimento dos sujeitos envolvidos sobre a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde. Sendo assim, essas atividades contribuem para o empoderamento da população, que por meio do conhecimento compartilhado poderão divulgar e reivindicar seus direitos e exercer seus deveres, além de promover a formação do profissional cidadão, com vistas à melhoria do sistema de saúde, para que se torne mais resolutivo e eficaz. Assim, as ações realizadas, contribuem para que o exercício de cidadania do usuário e seus direitos sejam respeitados e possam ser apreendidos e exercidos ao cotidiano dos profissionais e dos próprios usuários do SUS.